Campanha de vacinação contra a poliomielite é prorrogada até 20 de julho

10/07/2012 Notícias 0
A poliomielite pode causar paralisia

A poliomielite pode causar paralisia

A campanha de vacinação contra a poliomielite, que deveria ter sido encerrada na última sexta-feira (6), prosseguirá até 20 de julho. Crianças menores de cinco anos de idade, independente de já terem sido vacinadas em anos anteriores, podem se vacinar nos 92 postos de saúde da capital, das 8h30 às 16h30. A campanha foi prorrogada pelo Ministério da Saúde com objetivo de ampliar a cobertura vacinal em todo o Brasil.

De acordo com o último balanço da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), do dia 6 de julho, 156.237 crianças menores de cinco anos de idade foram vacinadas em Fortaleza, o que corresponde a 88% da meta. A meta da Secretaria é imunizar 95% das crianças nessa faixa etária, o que representa um universo de 168.677 crianças.

Crianças recém-nascidas que estão internadas em maternidades não devem receber o imunizante, pois não podem se vacinar em ambiente hospitalar. A vacina também não pode ser administrada em crianças submetidas a tratamentos que comprometam a defesa do organismo, como radioterapia e quimioterapia.

Promovida pelo Ministério da Saúde em parceria com as secretarias estaduais e municipais de todo o país, a 33ª edição da campanha de vacinação contra a poliomielite, que começou no dia 16 de junho, tem o objetivo de evitar a reintrodução da doença no Brasil. O último caso de poliomielite no Ceará foi registrado em 1988, e no Brasil, em 1989, na Paraíba. Em 1994, o Brasil recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença, mas como ela ainda existe em alguns países, é importante que o Brasil continue realizando campanhas anualmente.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave, transmitida por vírus – poliovírus. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A infecção se dá principalmente por via oral. Em 2011, em Fortaleza, foram vacinadas 64.663 crianças, representando 93% da meta. No Brasil, a cobertura vacinal atingiu 99,7% do público-alvo, com 14.102.506 crianças imunizadas.

* Matéria e foto retiradas do site da Prefeitura de Fortaleza

Receba um e-mail com atualizações!

Assine e receba, gratuitamente, nossas atualizações por e-mail.

Eu concordo em informar meu e-mail para MailChimp ( more information )

Nós jamais forneceremos seu e-mail a ninguém. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Compartilhe:

Sem nenhum comentário

Deixe o seu comentário!