Em um auditório, o Prefeito de São Paulo Fernando Haddad ao microfone, jornalistas sentados a sua frente e quatro mulheres e um homem em uma grande mesa com um painel ao fundo

Uma cidade mais inclusiva para pessoas com deficiência auditiva

17/11/2015 Deficiência Auditiva, Notícias 0
Em um consultório médico, uma paciente sentada de um lado da mesa, a médica do outro lado e um intérprete de Libras em pé

Daniela (sentada) se consulta com a ginecologista e recebe a ajuda da intérprete Flávia

Daniela é surda de nascença e está grávida pela segunda vez em um curto intervalo de tempo. A primeira experiência não foi positiva e as complicações levaram a um aborto espontâneo. O trágico fato a deixa ainda mais apreensiva em cada consulta pré-natal. Ela quer saber em detalhes quais os cuidados precisa tomar e as orientações a serem seguidas. O problema é que Daniela não compreende perfeitamente o que a médica lhe diz e o mesmo acontece com o que ela tenta transmitir à ginecologista. Alguns podem pensar, em uma análise superficial, que a culpa desta barreira de comunicação está na surdez de Daniela. Uma análise mais correta e condizente com a Convenção da Organização das Nações Unidas (ONU) revela, porém, que a deficiência se manifesta quando há barreiras que impedem a participação plena e efetiva da pessoa na sociedade em igualdades de condições com as demais. No caso de Daniela e de outras 120 mil pessoas com deficiência auditiva, surdas e surdocegas que vivem na cidade de São Paulo, a acessibilidade comunicacional é tão imprescindível quanto uma rampa para uma pessoa em cadeira de rodas entrar em um ambiente.

Quando falamos de serviços públicos, a barreira na comunicação afeta diretamente o acesso do cidadão aos direitos que ele possui e aos bens e oportunidades que a cidade oferece. É o caso da Marcela, que precisa da Defensoria Pública para representá-la em uma ação civil. Ela, que também é surda, necessita explicar em detalhes para o defensor a sua versão sobre o fato que gerou o processo judicial. A mesma dificuldade se repete com Rubens, que se comunica apenas na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e precisa resolver pendências com a Subprefeitura da sua região. Em todas essas situações, se não houver uma mediação entre o surdo e o atendente do serviço público, o diálogo será prejudicado, podendo, inclusive, reforçar a exclusão. Para não chegar a este limite, a maioria das pessoas com alguma deficiência auditiva se vê obrigada a pedir que um amigo ou um familiar a acompanhe. O problema é que, na maioria dos casos, este mediador também não é fluente na língua de sinais e o conteúdo, ao invés de ser transmitido em detalhes, acaba sendo resumido para uma mínima compreensão. E há aqueles que não têm com quem contar, como a Rachida, surda, casada com outro surdo e com um único filho, o Diego, também surdo. Sempre que ela precisa ir a uma consulta, em uma unidade de saúde, o nervosismo toma conta e se transforma em drama quando percebe que o médico não a compreende.

Grande sala, com dois homens e uma mulher em computadores

Funcionários da CIL atendem a pessoas surdas através de aplicativo da internet

Felizmente, desde o mês de setembro, a história de vida dessas pessoas e de tantas outras na mesma situação começou a mudar. A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, inaugurou a Central de Interpretação de Libras, a CIL. O serviço, inédito por aqui, é uma resposta a reivindicações históricas da comunidade surda e cumpre uma das metas do prefeito Fernando Haddad (PT) para esta gestão. Com apoio do Governo Federal e com investimento inicial de R$ 6,9 milhões do orçamento municipal, a CIL realiza a mediação na comunicação de qualquer pessoa surda, surdocega ou com deficiência auditiva em serviços públicos instalados na capital, sejam eles municipais, estaduais ou federais. São 21 intérpretes de Libras e guias-intérpretes, que atendem esta população em três modalidades.

Na presencial, o solicitante se dirige pessoalmente à CIL (na sede da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência) para que um profissional o auxilie no agendamento, por telefone, para atendimento em algum órgão público, por exemplo. Na modalidade in loco, a qual tive a oportunidade de acompanhar com as pessoas que citei acima, um intérprete ou guia intérprete – se a pessoa for surdocega – acompanha o solicitante diretamente no serviço público em que ele necessita de atendimento. Foi assim que vi de perto Daniela e a ginecologista se emocionarem por estarem, pela primeira vez, estabelecendo um diálogo profundo e necessário para a consulta pré-natal, ainda mais em uma gravidez de risco. Marcela conseguiu, com a ajuda do intérprete, explicar ao defensor público o que havia acontecido e entender os procedimentos que seriam adotados na ação judicial. Rubens finalmente resolveu suas demandas com a Subprefeitura e Rachida com seu filho Diego saíram muito mais tranquilos da consulta médica porque, finalmente, entenderam o que o médico disse.

A CIL oferece ainda o atendimento virtual quando não há necessidade da presença física do intérprete. Graças a uma tecnologia inovadora na América Latina e utilizada apenas em outros 14 países do mundo (Incluindo Suécia, Japão e Estados Unidos), qualquer pessoa com um smartphone ou tablet, com acesso à internet, pode ter a CIL na palma da sua mão. Baixando o aplicativo da Central, a pessoa surda ou com deficiência auditiva pode se conectar ao intérprete usando o vídeo ou texto e este faz a tradução em voz para o atendente do serviço público. O mesmo pode ser feito por meio de computador. Serão também instalados totens em equipamentos municipais (a começar pelas Subprefeituras) para oferecer esta modalidade para aqueles que não possuem dispositivos móveis. O aplicativo permite, por exemplo, que um surdo, ao precisar chamar uma emergência médica, conecte-se em vídeo com o intérprete da CIL e este fará a ligação para o SAMU. As possibilidades desta tecnologia são enormes, funcionando também para auxiliar surdocegos que utilizam displays (semelhantes a um teclado) em braile conectados ao celular.

Mulher em pé e homem sentado conversam na Linguagem de Sinais em um escritório

Prefeitura de São Paulo cria serviço de atendimento para pessoas surdas e surdocegas

Pelo tamanho da população de surdos, surdocegos e pessoas com deficiência auditiva que mora em São Paulo, trabalhamos durante dois anos para oferecer o melhor serviço possível e que atendesse às necessidades de uma demanda enorme, superior à população total de muitas cidades, com toda a complexidade que a maior cidade do país possui. Viajei para alguns países que já enfrentaram este desafio e encontrei na Suécia a tecnologia que necessitávamos para o atendimento virtual. Além disso, a CIL de São Paulo é a única do país a atender também os surdocegos.

Quando ampliamos a inclusão de pessoas com deficiência, melhoramos a vida de todos que compartilham a mesma cidade. A convivência com as diferenças traz uma visão de mudo enriquecedora e contribui para a quebra de paradigmas e o fim do preconceito. Nos primeiros dias da atual gestão, o prefeito Fernando Haddad se reuniu com todo o seu secretariado e nos deu a missão de trabalharmos duro para construirmos uma cidade mais humana e acolhedora. E tenho a plena convicção que a CIL está fazendo isso com a inclusão de milhares de pessoas que, por muitos anos, estiveram à margem das políticas públicas.

Serviço:
Central de Interpretação de Libras
Endereço: Rua Líbero Badaró, 425, 32º andar, São Paulo (SP)
E-mail: agendamentos.cil.sp@gmail.com
WhatsApp: 11 9508-86540

* Texto de Marianne Pinotti, 48, secretária da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de São Paulo, extraído do site GGN (acesse aqui).

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