A importância da fisioterapia na Atrofia Muscular Espinhal

14/05/2016 Deficiência Motora, Histórias de vida, Notícias 1

A Fisioterapia é de extrema importância no dia a dia dos Portadores de Atrofia Muscular Espinhal – AME. Lucas, meu filho, portador de AME I, faz fisioterapia desde os três meses de vida. No início da evolução da doença, Lucas era submetido à fisioterapia motora para manutenção muscular pela hipotonia.

Aos quatro meses, Lucas bronco aspirou, e a partir desse momento a fisioterapia respiratória passou a ser imprescindível para a sua vida. Uma vez traqueostomizado, respirando por aparelhos, a fisioterapia passou a ser diária, duas vezes ao dia.

Objetivando a manutenção da função muscular, a fisioterapia é fundamental. A escoliose é uma complicação que prejudica a função motora e a função respiratória, e por este motivo merece uma atenção especial.

Com o avanço da tecnologia, a fisioterapia respiratória tem vários aliados, os equipamentos de ventilação mecânica, e a máquina de tosse, em especial a marca Confort Cough.

Hoje, Lucas está adolescente e as sessões de fisioterapia continuam diárias. Pela manhã, Lucas faz uma sessão de fisioterapia respiratória, tendo o auxílio do Confort Cough (Máquina de Tosse) e, à tarde, uma sessão de fisioterapia motora.

Os benefícios da fisioterapia motora:

*A Manutenção muscular;
* Evitar contraturas, deformidades, atrofiamento;
* Evitar dores.

Os benefícios da Fisioterapia respiratória:

* Limpeza Brônquica;
* Evitar infecções respiratórias;
* Propiciar uma melhor ventilação;
* Melhora na ausculta pulmonar;
* Melhorias na sobrevida.

Diagnosticar precocemente infecções respiratórias e tratá-las de forma mais agressiva que em outras pessoas contribui para prevenção da insuficiência respiratória na AME, complicação das mais temidas nesta doença. Os familiares devem ser ensinados a reconhecer infecções respiratórias no seu início e devem ser orientados a procurar auxílio, no momento da sua instalação e no seu decorrer. As complicações respiratórias são graves, e casos que não necessitariam de acompanhamento intra-hospitalar em outras crianças obrigam a internação hospitalar daquelas com AME. A gastrostomia está indicada precocemente nos casos em que se observam engasgos no ato alimentar, pelo risco de pneumonia de aspiração.

Lucas tem uma excelente qualidade de vida, praticamente não tem deformidades físicas, não tem pneumonias, muito menos infecções respiratórias de repetições como acontece em muitos portadores por conta da progressão da doença.

Reconhecemos que a fisioterapia é um grande aliado e necessário no dia a dia dos portadores de Atrofia Muscular Espinhal (AME).

Lucas é atendido pelo serviço de HOME CARE da Unimed Fortaleza, em regime de internação domiciliar, e os fisioterapeutas que o atendem, são:

Dr Reinaldo Negreiros – Fisioterapia Respiratória
Dr Victor Vasconcelos – Fisioterapia Motora

Referências:
www.resmed.com
www.ans.gov.br
www.abramebrasil.com.br

* Legenda da foto: Lucas ladeado pelo fisioterapeuta Farley Campos e a neuropediatra Alexandra Prufer, ambos da UFRJ, quando em passagem por Fortaleza

** Texto escrito por Fátima Braga, mãe de Lucas e presidente da Associação Brasileira de Amiotrofia Muscular Espinhal (Abrame)

Receba um e-mail com atualizações!

Assine e receba, gratuitamente, nossas atualizações por e-mail.

Eu concordo em informar meu e-mail para MailChimp ( more information )

Nós jamais forneceremos seu e-mail a ninguém. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Compartilhe:

1 Comentário

  1. Dennis 21/05/2016 Responder

    Bom dia, sou pai da Rafaela que tem 4 anos portadora de AME tipo 1, e acompanho o a Fátima e o Lucas já algum tempo e tenho como referência, e tem dado certo a Rafa não teve nem um tipo de infecção respiratória e nem intercorrência desde que estamos em casa a mais de tres anos com home care, procuro me atualizar sempre e já fui em alguns congressos e tive o prazer de conhecer o Dr Farley e espero algum dia conhece los Fátima e Lucas e parabeniza los,
    Pela a sua história, enfim um grande abraço a todos portadores, pais e proficionais que se dedicam aos cuidados com os nossos filhos e que venha a Cura.

Deixe o seu comentário!