Aeroporto de Atlanta tem sala especial para passageiros com autismo

23/05/2016 Deficiência Intelectual, Notícias 0

O aeroporto internacional de Atlanta, o mais movimentado dos Estados Unidos, abriu este mês uma sala especial para passageiros portadores de Transtorno do Espectro Autista (TEA). O espaço, inaugurado em razão do Mês da Conscientização do Autismo, tem como objetivo tornar a passagem pelo aeroporto menos estressante aos viajantes com esta condição.

A ideia era criar um espaço multissensorial onde os passageiros com autismo pudessem se sentir protegidos e tranquilos, enquanto aguardam pelo momento do embarque. Há uma pequena piscina de bolinhas, esculturas de água borbulhante, um painel com atividades táteis e outros objetos com os quais é possível interagir. As paredes são pintadas de azul bem claro.

O lounge, que fica no terminal F do Hartsfield-Jackson Atlanta International Airport, foi criado em parceria com a Delta, que tem no aeroporto seu principal hub. Um executivo da companhia aérea, Erich Riese, participou da elaboração do espaço, fornecendo informações de quem é pai de um menino de nove anos, com o transtorno do espectro autista.

“Quando meu filho nasceu, eu mal podia esperar para ele chegar à idade de viajar comigo. Quando ele foi diagnosticado, nós olhamos para o lado positivo. Em vez de viajar menos, nós viajamos mais. A chave é simplificar, simplificar, simplificar”, contou Reise, em um comunicado divulgado pela Delta.

No mesmo texto, ele dá algumas dicas: preparar a criança para a viagem que virá, lembrando dela regularmente; reservar uma poltrona na janela em algumas das primeiras fileiras do avião; levar numa mala de mão objetos que lembrem o conforto do lar; e ser o último a embarcar, para minimizar o tempo dentro do avião.

Além do lounge especial, a companhia aérea iniciou um programa de visitas guiadas por pilotos pelos aeroportos de Atlanta e Minneapolis-St. Paul. O tour inclui a visita a um Boeing 777, para que passageiros e seus responsáveis se familiarizem com o ambiente.

* Matéria e foto retiradas do site do Jornal O Globo

Receba um e-mail com atualizações!

Assine e receba, gratuitamente, nossas atualizações por e-mail.

Eu concordo em informar meu e-mail para MailChimp ( more information )

Nós jamais forneceremos seu e-mail a ninguém. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Compartilhe:

Sem nenhum comentário

Deixe o seu comentário!