Várias crianças brincam na calçada de uma rua

Site europeu propõe discussão sobre adaptação de cidades para autistas

29/07/2016 Deficiência Intelectual, Destaques, Notícias 0

O Child in the City (conheça aqui) é um site europeu voltado a promover e proteger os direitos e bem-estar das crianças. Além do trabalho jornalístico, o site realiza, a cada dois anos, uma conferência (acesse aqui) sobre infância, que acontece cada vez em uma cidade europeia. Para o evento de 2016, uma das propostas é apresentar uma discussão sobre adaptar cidades para os autistas, dando mais liberdade para quem sofre do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O argumento da discussão é que as cidades não são construídas como ambientes inclusos aos autistas, podendo causar confusão e medo nestas pessoas. A intenção é conscientizar a sociedade ao desafio de integrar os autistas às cidades.

As chamadas “cidades amigas” dos TEA devem possuir um planejamento com design inclusivo, no qual os ambientes se tornem mais calmos e tranquilos, para que os autistas se sintam mais à vontade.

Segundo o site, este tipo de análise ainda não foi amplamente aplicada às cidades e essa deficiência estrutural afeta principalmente as crianças, que precisam se sentir integradas aos ambientes para interagirem melhor com as pessoas.

De acordo com o site, este é o momento da sociedade fazer um balanço sobre como as pessoas que possuem TEA são, muitas vezes, negligenciadas, esquecidas e isoladas nas cidades. Visando o bem-estar desta população vulnerável e crescente na sociedade contemporânea, a proposta agora é discutir o que uma “cidade amiga” dos TEA deve ser e quais estratégias devem ser realizadas em apoio aos autistas.

A Conferência Child in the City deste ano acontecerá de 07 a 09 de novembro em Ghent, na Bélgica.

* Legenda da foto: Projeto da Conferência objetiva conscientizar sociedade sobre os desafios de integração de autistas às cidades
** Matéria do site Catraquinha Livre (acesse aqui)

Receba um e-mail com atualizações!

Assine e receba, gratuitamente, nossas atualizações por e-mail.

Eu concordo em informar meu e-mail para MailChimp ( more information )

Nós jamais forneceremos seu e-mail a ninguém. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Compartilhe:

Sem nenhum comentário

Deixe o seu comentário!