Tábua com os objetos geométricos, em alto relevo, representando as cores, e uma mão passeando sobre eles

Designer portuguesa cria código que permite que deficientes visuais distingam as cores

08/09/2016 Deficiência Visual, Notícias 0
Doze objetos geométricos, em alto relevo, representando as cores

Objetos geométricos, em alto relevo, representando as cores

A tecnologia está permitindo cada vez mais a inclusão de pessoas com algum tipo de deficiência visual, ajudando a superar as dificuldades no dia-a-dia de quem não enxerga. Há projetos que auxiliam os deficientes visuais a apreciar obras de arte ou até mesmo permitem que grávidas cegas “vejam” como será seu bebê através de uma ultrassonografia literalmente em 3 dimensões. Mas uma coisa tão comum para quem enxerga ainda parece distante da vida de quem não vê: é o colorido.

Pensando nisso e em como as cores afetam o nosso dia-a-dia, a designer portuguesa Filipa Nogueira Pires procurou inventar um novo código que representasse as cores para aquelas pessoas que não podem vê-las. A ideia ganhou o nome de Feelipa Color Code e busca melhorar a qualidade de vida das pessoas que convivem com deficiências visuais, permitindo que elas percebam as cores através de formas.

O funcionamento do código parece ser bastante simples, mas eficiente: um triângulo representa o amarelo, um círculo o azul e a cor vermelha é representada por um quadrado. As misturas entre estas formas também representam a mistura das cores que são representadas por elas. O preto, o cinza o branco são representados por linhas horizontais, que também são utilizadas para definir cores mais escuras ou mais claras, como é possível ver nas figuras ao lado.

Vinte e quatro objetos geométricos, em alto relevo, representando as cores

Objetos geométricos, em alto relevo, representando as cores

A ideia da designer é transformar o Feelipa Color Code em um código universal, assim como a escrita em braile, permitindo seu uso em diversos objetos do dia-a-dia de modo a facilitar a vida de deficientes visuais. Enquanto não vira realidade, é possível comprar um baralho de cartas de aprendizagem do código por € 5.00 ou um conjunto com adesivos em relevo por € 3.00, através da loja virtual do projeto.

* Legenda da foto principal: tábua com os objetos geométricos, em alto relevo, representando as cores, e uma mão passeando sobre eles
** Matéria e fotos retiradas do site Hypeness (Clique aqui)

Receba um e-mail com atualizações!

Assine e receba, gratuitamente, nossas atualizações por e-mail.

Eu concordo em informar meu e-mail para MailChimp ( more information )

Nós jamais forneceremos seu e-mail a ninguém. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Compartilhe:

Sem nenhum comentário

Deixe o seu comentário!