Blog Sem Barreiras promove Fórum de discussão de acessibilidade e cidadania

10/09/2016 Destaques, Notícias 0
Quadro retangular, com dez fotografias de homens e mulheres vestindo uma camiseta branca com a logomarca de Sem Barreiras e os nomes Álbum da Acessibilidade - I Fórum Sem Barreiras, em cima, e Venha colar sua foto aqui, em baixo

Campanha Álbum de Acessibilidade foi criada com o propósito de divulgar o blog e comercializar a camiseta oficial

A ausência de políticas sociais sérias no Brasil é a principal causa do estado de coisas em que vivemos. Historicamente, sofremos um déficit educacional na esfera pública, ou seja, destinada à faixa populacional de baixa renda. Da mesma forma, uma deficiência no atendimento de saúde pública, tornando nossa sociedade periférica refém dos serviços pagos, nem sempre de melhor qualidade. As políticas para pessoas com deficiência se inserem nesse contexto. Pertencente ao que comumente é chamada de minoria, a pessoa com deficiência conta com pouquíssimas políticas públicas em seu proveito e menos ainda consciência da sociedade de que elas são necessárias. Acessibilidade e cidadania são dois termos desconhecidos da maioria da população, tornando ainda mais difícil a inserção das cerca de 45 milhões de pessoas com alguma deficiência, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Deste número, ressalte-se que 26% estão na Região Nordeste do país.

As pesquisas mostram que as pessoas com deficiência possuem baixa escolaridade, dificuldade de ingresso no mercado de trabalho e ainda precárias condições de locomoção nas grandes cidades. Em julho de 2015, a então Presidenta da República, Dilma Rousseff, assinou a Lei 13.146, instituindo a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), fruto de vários anos de lutas de entidades sociais. A Lei foi moldada com base na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. A tônica do texto, que conta com mais de 100 artigos, é a previsão do direito das pessoas com deficiência de serem incluídas na vida social nas mais diversas esferas por meio de garantias básicas de acesso, seja por meio de políticas públicas ou iniciativas também a cargo das empresas. A cassação da presidenta Dilma e a posse do seu vice-presidente, Michel Temer, porém, representaram mudanças profundas nesse cenário. A principal delas se deu pela extinção do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, que abrigava a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD). A SNPD foi, então, remanejada para o Ministério da Justiça e não se tem confirmação da continuidade dos projetos que ela desenvolvia, dentre eles o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Rapaz jovem, de óculos escuros e blusa azul, cantando com um microfone na mão

Cantor e tecladista Thiago Sandes se apresentará no início do Fórum

No próximo dia 15 de setembro, a partir das 18:30min, o blog Sem Barreiras, especializado em acessibilidade e cidadania, promove o I Fórum Sem Barreiras de Acessibilidade e Cidadania. O evento ocorrerá no Auditório Abelardo Costa Lima, do Complexo de Comissões da Assembleia Legislativa (veja aqui como chegar). Será um momento de debate e reflexão sobre a realidade das pessoas com deficiência no país e, principalmente, em Fortaleza. Especialistas de diversas áreas desse segmento, representantes de organizações sociais, órgãos públicos, universidade, pais e mães de crianças com deficiência se debruçarão sobre os muitos problemas de acessibilidade da cidade e proporão soluções. Será elaborado um documento, ao final do evento, com as avaliações e sugestões de melhoria desses especialistas. O documento será, posteriormente, encaminhado para a mídia, Prefeitura de Fortaleza, Governo do Estado, Câmara dos Vereadores, Assembleia Legislativa e representantes do povo cearense na Câmara dos Deputados e Senado Federal.

Na comemoração dos seus cinco anos de existência, Sem Barreiras busca contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, que aceite e reconheça as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida como a qualquer outro cidadão brasileiro. Este sempre foi o propósito do blog. Criado em setembro de 2011, pelo jornalista Victor Vasconcelos, portador de Osteogênese Imperfeita, Sem Barreiras ocupa uma lacuna no jornalismo cearense no que concerne à temática da acessibilidade. Entrevistas, notícias e depoimentos fazem parte da política editorial do blog. Foram mais de 40 mil visualizações únicas nesse período, o que geraram a fanpage no facebook (www.facebook.com/sembarreiras77), com quase 700 curtidas, o perfil de twitter (@sembarreiras77), cerca de 300 seguidores, e do Instagram (@sembarreiras77), com quase 350 seguidores. Sem Barreiras trabalha ao lado de blogs nacionais como Deficiente Ciente (www.deficienteciente.com.br), Movimento Down (www.movimentodown.org.br), Fundação Dorina Nowill (www.fundacaodorina.org.br), dentre outros.

O I Fórum Sem Barreiras de Acessibilidade e Cidadania funcionará em formato de painel, dividido em dois blocos. O primeiro terá como linha de discussão Acessibilidade, pautado nas sete dimensões da acessibilidade. Terá como convidados a ex-titular da Coordenadoria Especial da Pessoa com Deficiência (COPEDEF) da Secretaria de Desenvolvimento Humano da Prefeitura de Fortaleza, Nadja de Pinho Pessoa; o publicitário, pesquisador da temática da deficiência e um dos fundadores do Movimento VIDA, Flávio Arruda; o presidente da Associação dos Deficientes Motores do Ceará (ADM-CE), Daniel Melo de Cordeiro; e as professoras da Universidade Federal do Ceará, Zilsa Santiago (Departamento de Arquitetura e Urbanismo e membro do GT da Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui) e Cristiana Brasil Rebouças (sub-chefe do Departamento de Enfermagem e pesquisadora em acessibilidade para cegos). Serão discutidas políticas públicas para o setor e o contexto político nacional.

O segundo bloco terá como eixo central a Cidadania. Pais e mães de pessoas com deficiência discutirão a realidade de seus filhos, educação inclusiva e as dificuldades de inserção e inclusão deles em uma cidade tão pouco afeita aos diferentes. Estarão nesse segundo painel a psicopedagoga Ruth Cavalcante, fundadora e diretora do Centro de Desenvolvimento Humano (CDH); a médica-pediatra Fátima Dourado, presidente da Associação Brasileira de Ação por Direitos da Pessoa com Autismo (ABRAÇA) e fundadora e Diretora Clínica da Casa da Esperança; Fátima Braga, fundadora da Associação Brasileira de Amiotrofia Muscular Espinhal (ABRAME); a professora aposentada da UFC e portadora de Osteogênese Imperfeita, Célia Regina Vieira Bastos; e o jornalista Adilson Nóbrega. Cada bloco terá cerca de 70 minutos, incluindo-se debates entre os convidados e a participação da plateia com perguntas e comentários. Antes do início de cada bloco, serão exibidos dois vídeos. O primeiro será o curta-metragem espanhol Cuerdas, do diretor Pedro Solís Garcia, vencedor do Prêmio Goya de Curta-Metragem de Animação em 2014. Na abertura do segundo bloco, será exibido o depoimento da advogada maranhense Gislenne Lyra, mãe de João Guilherme, portador da Síndrome de Down. O cantor e tecladista Thiago Sandes se apresentará no início do evento.

Receba um e-mail com atualizações!

Assine e receba, gratuitamente, nossas atualizações por e-mail.

Eu concordo em informar meu e-mail para MailChimp ( more information )

Nós jamais forneceremos seu e-mail a ninguém. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Compartilhe:

Sem nenhum comentário

Deixe o seu comentário!