Garotinha sorrindo, em um vestido vermelho, segurando um violino e com uma prótese na mão esquerda

Menina de 10 anos que nasceu sem mão ganha próteses para tocar violino

22/04/2017 Deficiência Motora, Histórias de vida, Notícias 0
Partes da prótese de mão, na cor rosa, em cima de uma mesa

A prótese foi confeccionada em impressora 3D e na cor rosa a pedido da própria Isabela

Um grupo de estudantes da Universidade George Mason, nos Estados Unidos, recebeu um desafio: criar uma prótese para Isabella Nicola Cabrera, uma menina de 10 anos que nasceu sem a mão esquerda e uma parte do antebraço.

Na quinta-feira (19), Isabella recebeu sua prótese final, após vários testes e indicações dadas por ela de como os estudantes de bioengenharia poderiam melhorar o trabalho, segundo informações da agência AP. Construída com impressora 3D, foi pintada de rosa a pedido da musicista.

O sonho dela era tocar violino e sua professora de música na escola primária já havia construído uma prótese para ela, mas era pesada e elas pensaram que poderiam conseguir uma melhor.

Assim, recorreram à universidade e um grupo de cinco alunos foi incumbido de realizar a tarefa como seu trabalho de conclusão de curso.

Abdul Gouda, Mona Elkholy, Ella Novoselsky, Racha Salha and Yasser Alhindi disseram que a pressão foi grande. “Você tem uma menina contando com você e espera-se que você consiga”, disse Gouda.

 

frase_publicidade_aplicativo

 

Foram diversos protótipos até chegar no projeto final, pois, apesar de haver projetos similares na literatura, o caso era único. O primeiro pesava 3,7 kg e a versão final ficou perto dos 3 kg.

Isabella tocou algumas escalas e alguns pedaços de Hino à Alegria, de Beethoven. “Meu Deus, é tão melhor assim”, disse Isabella ao testar a prótese final, que também permite que ela consiga andar de bicicleta.

* Fotos de Steve Helber/AP e matéria do UOL

Receba um e-mail com atualizações!

Assine e receba, gratuitamente, nossas atualizações por e-mail.

Eu concordo em informar meu e-mail para MailChimp ( more information )

Nós jamais forneceremos seu e-mail a ninguém. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Compartilhe:

Sem nenhum comentário

Deixe o seu comentário!