Duas mulheres abraçadas, uma de branco (na frente), rindo, e outro por trás. Ao fundo, várias fotografias da primeira mulher

Jovem com paralisia se torna modelo contra o preconceito

13/01/2018 Deficiência Motora, Depoimentos, Histórias de vida, Notícias 0
Foto vertical, com uma mulher de calça e blusa brancas, apoiada por outra. Ao fundo, nas laterais, homens e mulheres sentadas assistindo.

Ana Itárica foi uma das 29 pessoas que participaram da exposição “Arte sem preconceito”, da agência BM Moldes.

A jovem Ana Itárica Venâncio, 22, conseguiu realizar um sonho de infância: virar modelo. Apesar de parecer algo comum para meninas com a mesma idade da dela, a jovem estudante de fonoaudiologia teve que aprender a superar limites desde cedo para mostrar do que é capaz.

Itárica nasceu com uma deficiência em decorrência de uma gravidez de risco. Durante a gestação, a mãe dela, Maria de Jesus, 43, teve rubéola e tumores na cabeça que quase lhe tiraram a vida. No sétimo mês de gestação, a menina nasceu, mas a doença da mãe fez com que ela desenvolvesse paralisia cerebral, que só foi descoberta após o nascimento.

Na infância, Itárica chegou a ser desenganada pelos médicos. “O médico disse que eu não passaria dos sete anos. Hoje, eu tenho 22. Eu não tinha movimentos, não falava, não era uma criança comum. Então, desde pequena, eu aprendi o significado da persistência e nunca desisti de viver”, relata.

E foi com essa alegria de viver que a menina chegou onde muitos não acreditavam. “Hoje, eu estou no sétimo período de fonoaudiologia e ninguém acreditava que eu fosse chegar aqui por ter paralisia cerebral. Tenho dificuldades motoras, mas o meu cognitivo foi preservado”, disse ela, que se forma no final do ano. “O preconceito está em todos os cantos e eu sou a prova de que uma pessoa com deficiência pode, sim, estudar, se formar e ter uma profissão”, contou após afirmar que pretende trabalhar para ajudar outras crianças com deficiências.

Superação
Além de vencer as barreiras impostas no dia a dia, Ana Itárica venceu outros limites. Ela foi uma das 29 pessoas, a maioria crianças com diversas deficiências, que participaram da exposição “Arte sem preconceito”, realizada semana passada pela agência BM Moldes.

O projeto teve a proposta de exibir fotografias de crianças e jovens deficientes para comprovar que eles também podem estar nas passarelas. “Eu me inspirei na história da Ana Vitória, que tem microcefalia, e isso me motivou a procurar a agência para fazer parte desse trabalho. E agora eu estou muito feliz com o resultado”, contou.

“O projeto Arte Sem Preconceito tem como objetivo mostrar na prática que, com seriedade e responsabilidade, um ser humano com deficiência pode ser inserido em contato com os demais e pode ter a chance de novas experiências de vida. O projeto ganhou repercussão internacional e estamos muito felizes porque o mundo abriu os olhos que estavam vendados a esse público”, relatou a gerente da agência e mentora do projeto, Creuza Rodrigues.


Participe da Campanha Reforce a Comunidade Sem Barreiras, clicando no botão ao lado


Exemplo e inspiração na própria filha
A dona de casa Maria de Jesus, mãe de Ana Itárica, conta como foi difícil criar a filha praticamente sem apoio. Mãe solteira, até hoje ela vive em função da filha. “Eu sempre acreditei nela e hoje ela é um incentivo pra mim. Tanto que voltei a estudar por causa dela”, contou Maria, que cursa pedagogia.

Para ela, a melhor forma de vencer o preconceito foi permitir e incentivar o sonho da filha de se tornar fonoaudióloga. “Às vezes os pais querem tomar decisões importantes no lugar dos filhos. Eu decidi deixar a Ana sonhar e acreditar no sonho dela. E tenho certeza que isso fez a diferença para ela”, comentou a também universitária.

Projeto ‘dando’ frutos
A exposição “Arte sem preconceito” reuniu 29 telas, todas elas com modelos infantis e adultos. O diferencial do projeto é que todos os modelos possuem alguma deficiência seja ela física, auditiva, autismo e microcefalia.

* Texto escrito por Kelly Melo, do blog Casadaptada (link está na aba lateral do blog, Links Interessantes). As fotos são de Evandro Seixas.

Receba um e-mail com atualizações!

Assine e receba, gratuitamente, nossas atualizações por e-mail.

Eu concordo em informar meu e-mail para MailChimp ( more information )

Nós jamais forneceremos seu e-mail a ninguém. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Compartilhe:

Sem nenhum comentário

Deixe o seu comentário!