Sem Barreiras volta ao ar com várias novidades

13/01/2018 Notícias 0

Sem Barreiras tirou alguns dias de férias nesse início de ano. Contudo, não ficamos parados. A sabedoria popular nos ensina que quem fica parado é poste e quem não se renova é atropelado pela passagem do tempo. Assim, estamos de volta ao convívio de todos vocês com algumas novidades. Não mudamos a estrutura do blog, cores ou formato editorial. Sem Barreiras tem uma identidade própria e vai mantê-la. Melhoramos a navegação, oferecendo ferramentas novas, e também trazemos seções novas que irão contribuir para seu enriquecimento em torno da temática. Reorganizamos também a página inicial, dando mais destaque ao que acreditamos ser fundamental, como nossos parceiros no cabeçalho – Passo2Digital, Auditiva e Das Antigas Cultural –, subimos a aba de vídeos e iremos renová-lo periodicamente, tornamos mais claro o acesso a nossas mídias sociais – facebook e instagram – e aumentamos as opções de matérias – de oito para quinze postagens. Mas, vamos por partes.

No meio do ano passado, fizemos uma enquete com os leitores de Sem Barreiras e uma das perguntas foi qual conteúdo eles mais gostavam de ler. Quarenta por cento dos entrevistados disseram que sua preferência eram os depoimentos. Assim, criamos a seção Histórias de Vida. Nela, você poderá ler depoimentos de pessoas com deficiência, familiares e amigos, relatando histórias pessoais de dificuldades, obstáculos que foram superados e suas conquistas. Poderá também acompanhar nossos colunistas – João Eduardo, que escreve sobre Síndrome de Down (aqui); Fernanda Cavalieri, que não assina mais a coluna de autismo, mas ainda permanece no blog, aqui; e mais uma novidade: a coluna Nossos ossos de cristal, assinada pelo editor do blog, Victor Vasconcelos, sobre Osteogênese Imperfeita, aqui. Estamos em busca de um novo titular para a coluna de autismo e ainda de alguém que assine outras colunas, como cegueira, surdez, paralisia cerebral, etc.

Ao lado das Histórias de Vida, no menu do blog, você irá encontrar a seção Páginas Especiais. Nela, haverá o Cantinho da Osteogênese Imperfeita (aqui), o Cantinho da Síndrome de Down (aqui) e o Cantinho do Transtorno do Espectro Autista (aqui), páginas fixas sobre essas patologias, com informações técnicas e científicas – o que é, sintomas, características, histórico, locais de tratamento, sugestões de profissionais e o colunista responsável. Identificamos que havia uma lacuna nesse sentido, as pessoas não tinham informações objetivas sobre essas deficiências. Logicamente, não ficaremos somente nelas. Em breve, serão criados outros cantinhos. A seção Direitos Humanos também está de volta. Nela, você irá encontrar as colunas de Lana Nóbrega, sobre Movimento LGBT (aqui), Leandra Migotto (aqui), de crônicas sobre as pessoas com deficiência, do nosso ex-colunista Paulinho Oliveira, que escrevia sobre política (aqui) e do editor do blog, Victor Vasconcelos, também sobre crônicas (aqui). A inclusão da coluna de LGBT é o reconhecimento de que Sem Barreiras faz parte de um universo maior do que o das pessoas com deficiência. Estamos inseridos no rol das chamadas minorias – negros, mulheres, homossexuais. A coluna de Lana, portanto, é a primeira. Em breve, também teremos colunas de Direitos das Mulheres e Direitos dos Negros.

Ainda no menu do blog, você irá encontra a seção Quero colaborar. É o link para a página de financiamento coletivo que criamos, no site Catarse. Explicamos a atual situação financeira do blog e como se dará a campanha Reforce a comunidade Sem Barreiras. Você também irá encontrar links para a campanha em várias matérias do blog. Pedimos que todos colaborem para que possamos melhorar, cada vez mais, o trabalho realizado. Finalizando as mudanças de conteúdo, você irá encontrar, no lado direito, duas novas seções: Calendário inclusivo e Links interessantes. No primeiro, você terá as datas importantes das deficiências, com um pequeno resumo do significado dessas datas; no segundo, são quinze links para sites de pessoas com deficiência. Vale a pena visitá-los e conhecer o trabalho que eles realizam. Sem Barreiras utiliza várias matérias desses sites e a seção está aberta para mais adições. Confiram.

No que se refere às melhorias de navegação, são pequenos detalhes que se mostrarão bastante úteis. Por exemplo, uma setinha no canto inferior direito que leva a página para o topo sem a necessidade de usar a barra de deslizamento. No canto inferior esquerdo, você encontrará um sininho. Clicando nele, você estará autorizando Sem Barreiras a lhe enviar notificações sempre que houver atualização no blog. Assim, você não corre o risco de ficar desatualizado. Voltando ao canto inferior direito, mais uma novidade: uma tela de bate-papo ao vivo com a redação do blog. Se tiver dúvidas, perguntas, críticas ou sugestões de pauta, você poderá fazê-lo ao vivo e receber a resposta instantaneamente. Aumentamos, assim, a interação com nosso leitor. Finalmente, dentro das matérias, você terá algumas palavras em outra cor. Passando o mouse por cima, abrirá uma janelinha com uma informação adicional referente àquela palavra. Como se pode ver, Sem Barreiras retorna de suas rápidas férias recheado de novidades. Agora, pedimos a vocês que opinem sobre essas inovações. Digam se nosso propósito de melhorar a navegação e oferecer mais conteúdo a vocês foi alcançado. Boa leitura e acessibilidade e cidadania andam juntas.

Receba um e-mail com atualizações!

Assine e receba, gratuitamente, nossas atualizações por e-mail.

Eu concordo em informar meu e-mail para MailChimp ( more information )

Nós jamais forneceremos seu e-mail a ninguém. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Compartilhe:

Sem nenhum comentário

Deixe o seu comentário!