#pracegover: Arte horizontal, com cores branco e lilás, em degradê. No alto, à esquerda, a imagem horizontal da logomarca do site Caleidoscópio, com o nome escrito em preto por cima de um círculo azul. Ao lado, as palavras BATE-PAPO COM LEANDRA, em branco com sombra negra e a última palavra em lilás com sombra negra. Embaixo, a frase, em branco, A JORNALISTA E ESCRITORA QUE LUTA PARA EXISTIR. No rodapé, à esquerda, todo em branco, as palavras: LEANDRA MIGOTTO e, embaixo, JORNALISTA, CONSULTORA E PALESTRANTE EM INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS. Ao lado, no canto inferior direito, um círculo em degradê de lilás e branco e a foto do rosto de uma mulher sorrindo, ao centro.

Ler, estudar e escrever é praticar inclusão! Em 2019, nenhum direito a menos!

30/12/2018 Direitos Humanos, Histórias de vida, Leandra Migotto, Notícias 0

Ilustração de diversos tipos humanos (homem, mulher, LGBT, índio, ateu, árabe, judeu, padre, professora negra, homem branco, pessoa com deficiência) e texto escrito na parte superior da ilustração: “Tenho direito de ser igual quando a diferença me inferioriza. Tenho direito de ser diferente quando a igualdade me descaracteriza” de Boaventura de Souza Santos. Em baixo da ilustração tem o texto: “O mundo é aberto à diversidade humana. Eu apoio essa ideia!”.Li nas redes sociais que no próximo ano é preciso praticar mais a INCLUSÃO do que falar sobre ela. Questiono o valor dado ao trabalho intelectual e acadêmico e o que é dado às ações sobre o assunto, como palestras, consultorias, eventos e demais serviços prestados. Creio que não se pode desmerecer um pelo outro!! Ambos são importantes, desde que seja feitos com ética, honestidade e lealdade aos Direitos Humanos.

Admiro quem consiga fazer tudo isso junto sem ferir seus princípios ou se vender, tanto aos governos como ao mercado. Parabenizo mais ainda quem, em 2018, conseguiu se manter firme sem se curvar às pressões políticas, e aos interesses meramente pessoais de subir na carreira a custas de fechar os olhos para os gravíssimos crimes cometidos contra os Direitos Humanos de forma ampla e irrestrita. Portanto, avalio que não ter se CALADO já tenha sido uma grande e corajosa AÇÃO a favor da INCLUSÃO.

Mesmo que só para meter bronca, criticar, denunciar, comentar, argumentar ou até curtir ou descurtir notícias na internet. Pois, em uma sociedade que parece anestesiada, não se OMITIR pode ter um peso grande em meio a tantos RETROCESSOS GIGANTESCOS pelos quais estamos passando.

E infelizmente, ainda iremos passar em um governo que escolhe as ARMAS DE FOGO nas mãos dos cidadãos; ao invés de MANTER SERVIÇOS SOCIAIS DE FORMAÇÃO EDUCACIONAL, LABORAL, CULTURA, ESPORTES, LAZER entre outros, que resistem há mais de 70 anos com excelência de QUALIDADE, EFICIÊNCIA E TRANSPARÊNCIA! Isso sem esquecer o que eu já disse sobre Jair Bolsonaro na Coluna anterior, aqui.

Durante o finalzinho de 2017, e todo o ano de 2018, eu li 17 livros (listados abaixo); além de me dedicar a 4 cursos de Jornalismo Literário (Escrita Total, Jornada do Herói, Narrativas Biográficas e Narrativas de Viagem); começar a fazer parte de um Clube da Escrita para Mulheres; ter escrito 4 artigos para o Observatório Internacional de Direitos e Reprodutivos das Pessoas com Deficiência (coordenado por uma grande amiga no Peru); e ter lido mais 7 livros técnicos sobre Processos de Escrita.

Tudo isso sem contar as crônicas para esta coluna no Sem Barreiras, os textos do meu blog Caleidoscópio, e os projetos de 2 livros que estou escrevendo (surpresa para vocês!) que irei dar continuidade em 2019. Portanto, eu PRATIQUEI BASTANTE INCLUSÃO SIM!

E irei continuar PRATICANDO por meio das minhas PALAVRAS, FALADAS, GRITADAS (porque infelizmente, ainda é preciso gritar em várias situações de discriminação), e PRINCIPALMENTE PALAVRAS ESCRITAS!

Sou uma JORNALISTA em processo de mudança de carreira para me tornar uma ESCRITORA. E eu tenho sim, muita alegria em compartilhar minhas conquistas, que não teriam sido alcançadas sem o REAL APOIO de amigas e amigos verdadeiros e fiéis (de mais de 20 anos), familiares queridos (que estão 100% ao meu lado), pessoas especiais que encontro nas ruas e nas redes sociais, e o meu GRANDE AMOR: MARCOS DOS SANTOS!

Afinal, VIVER A VIDA é ENXERGAR A DIVERSIDADE E A IMPERFEIÇÃO DOS SERES HUMANOS. Seguimos fortes, JUNTAS E JUNTOS porque a LUTA POR NENHUM DIREITO A MENOS ESTÁ SÓ COMEÇANDO E PARECERÁ BEM MAIOR DO QUE PODEMOS SUPORTAR, MAS CONSEGUIREMOS VENCER!!

* O outro lado do arco-íris – Meu filho Ricardo” e “Diálogo com a Esperança” ambos de Maria Amélia Vampré Xavier.
* Enquanto os dentes” de Carlos Eduardo Pereira.
* A grande revolução” de Alex Garcia e Rozelane Almeida Pessoa.
* Além de existir devemos ser!” de Alex Garcia.
* Memórias de uma mulher impossível” de Rose Marie Muraro.
* Um vida menos ordinária” de Baby Halder.
* O segundo sexo – Fatos e Mitos” – Livro 1 de Simone de Beauvoir.
* Olhos d água”; “Insubmissas Lágrimas de Mulheres” e “Becos da Memória” todos de Conceição Evaristo.
* O que é lugar de fala” e “Quem tem medo do feminismo negro”, ambos de Djamila Ribeiro.
* Nem preto, nem branco. Muito pelo contrário – Cor e Raça na sociedade brasileira” de Lilia Moritz Schwarcz.
* As lendas de Dandara” de Jarid Arraes.
* Quelé, a voz da cor – Biografia de Clementina de Jesus” de Felipe Castro, Janaína Marquesini, Luana Costa e Raquel Munhoz.
* Profissão Repórter – Grandes aventuras, grandes coberturas” de Caco Barcellos e equipe.

Pessoal, não esqueçam de conhecer a minha trajetória profissional em meus dois blogs: o Caleidosópiohttps://leandramigottocerteza.blogspot.com/ e o Fantasias Caleidoscópicashttps://fantasiascaleidoscopicas.blogspot.com/

Perfil profissionalhttps://www.linkedin.com/pub/leandra-migotto-certeza/41/121/a

Vídeos: TV UNESPhttps://youtu.be/-Nrr1kn-zWI

TV UNESP Programa Artefatohttps://www.youtube.com/watch?v=OtwnqFchqmY&t=8s

Receba um e-mail com atualizações!

Assine e receba, gratuitamente, nossas atualizações por e-mail.

Eu concordo em informar meu e-mail para MailChimp ( more information )

Nós jamais forneceremos seu e-mail a ninguém. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Compartilhe:

Sem nenhum comentário

Deixe o seu comentário!