Imagem frontal da entrada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, em Iguatu/CE

IFCE sofre com falta de intérpretes e acessibilidade

21/03/2019 Notícias 0
0 Flares 0 Flares ×

No IFCE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia), a falta de acessibilidade é algo recorrente e que vem afetando a permanência de diversos estudantes na instituição. Atualmente 6 (seis) estudantes de cursos técnicos e superiores do campus Iguatu, com deficiência auditiva (surdos), estão impossibilitados de frequentar aula, devido à falta de interprete de Libras. Para os alunos novatos, as aulas na instituição iniciaram-se pouco antes do carnaval. Mesmo assim, até o presente momento os seis estudantes ainda não conseguiram assistir aula.

Além da falta de intérprete, outros estudantes com deficiência vivenciam uma situação um pouco complexa, visto que a instituição não atende as normas de adaptação das instalações escolares estabelecidas na NBR 9050/2015. Em conversa com alguns estudantes, é possível verificar que as mobílias ainda não são adaptadas, o elevador que foi instalado no ano passado ainda não está em funcionamento, algumas rampas e os acessos a outros blocos ainda não estão adequados, os balcões de atendimento como no caso da biblioteca ainda dificulta o atendimento de cadeirantes, os ônibus da instituição não permitem o transporte de pessoas com deficiência e o piso de boa parte da instituição impede que os estudantes com deficiência possam trafegar livremente no campus.

Segundo informações preliminares, a responsabilidade pela contratação dos intérpretes não seria da direção do campus Iguatu e sim da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas. Em nota lançada no último dia 27, o IFCE informava que: “Com relação à demanda de estudantes surdos no campus Iguatu, o Instituto Federal do Ceará informa que o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Sr. Ivam Holanda de Souza, tem um encontro marcado com membros do Ministério da Economia, em Brasília, nesta quinta-feira (28) para discutir o assunto e solicitar agilidade na autorização para contratar tradutor e intérprete de Linguagem de Sinais.” (leia a nota na íntegra aqui). Mesmo após o encontro em Brasília, o IFCE ainda não se pronunciou em público para afirmar uma previsão de quando os problemas estariam sendo sanados.

* Matéria do blog Iguatu News

Receba um e-mail com atualizações!

Assine e receba, gratuitamente, nossas atualizações por e-mail.

Eu concordo em informar meu e-mail para MailChimp ( more information )

Nós jamais forneceremos seu e-mail a ninguém. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Compartilhe:

Sem nenhum comentário

Deixe o seu comentário!