Dois rapazes com Síndrome de Down disputam uma jogada de futsal. À esquerda, o jogador veste a camisa amarela da seleção brasileira e, à direita, o jogador veste a camisa listrada em branco e azul da Argentina. Ao fundo, o juiz observa o lance e, atrás dele, arquibancada cheia de torcedores.

Brasil é campeão mundial de futsal Down

04/08/2019 Deficiência Intelectual, Notícias 0
0 Flares 0 Flares ×
Jogador da seleção brasileira de futsal Down comemora, de braços abertos e largo sorriso no rosto. À esquerda, em segundo plano, jogador da seleção argentina coloca as mãos na cabeça, em sinal de desespero.

Com show de Renato, Brasil venceu Argentina na final do Mundial de Futsal Down.

O Brasil conseguiu seu primeiro título mundial de futsal down nesta terça-feira ao vencer a arquirrival Argentina por 7 a 5, no ginásio da Cava do Bosque, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo.

O festival de diversidade, integração e inclusão foi bonito antes, durante e depois do jogo, mas a rivalidade Brasil x Argentina também esteve presente e a disputa foi acirrada até o segundo final da partida.

O Brasil chegou a abrir 5 a 1 no primeiro tempo e parecia que repetiria a goleada da primeira fase, quando fez 5 a 2 nos Hermanos. Porém, os argentinos mostraram muita disposição na etapa final. Eles levaram o sexto gol, mas conseguiram marcar quatro vezes, apesar da ótima atuação do goleiro Rafael, e encostaram no placar. A esperança só acabou quando o ala brasileiro Renato, melhor atleta do mundial, fez o sétimo da Seleção com menos de dez segundos para o término do jogo.

Renato comandou o Brasil durante toda a competição. Na decisão ele fez cinco gols e terminou o mundial como artilheiro – balançou as redes em 21 oportunidades em cinco partidas. Marcaram ainda para a seleção brasileira na final Caio e Júlio. Para a Argentina, Gastón fez dois gols, assim como Ignácio. Luca completou o placar.

Foi a segunda edição do Campeonato Mundial de Futsal para atletas com síndrome de down. A Itália venceu a primeira edição, em 2018, que aconteceu em Portugal.

O Brasil terminou sua campanha no mundial 2019 de forma invicta. Foram cinco vitórias: 5 a 2 na Argentina, 7 a 2 no Chile, 8 a 5 em Portugal. Na semifinal, goleou o México por 8 a 2 e encerrou o torneio de Ribeirão Preto com nova vitória sobre os Hermanos.


SEM BARREIRAS LANÇOU A CAMPANHA SÓCIO CIDADÃO. COM UMA DOAÇÃO MENSAL DE R$ 20, VOCÊ NOS AJUDA A FAZER CRESCER NOSSO TRABALHO. TORNE-SE UM SÓCIO CIDADÃO. ACESSE https://www.catarse.me/sociocidadao


* Matéria de João Fagiolo, do site Globoesporte

Receba um e-mail com atualizações!

Assine e receba, gratuitamente, nossas atualizações por e-mail.

Eu concordo em informar meu e-mail para MailChimp ( more information )

Nós jamais forneceremos seu e-mail a ninguém. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Compartilhe:

Sem nenhum comentário

Deixe o seu comentário!