Jovem com nanismo no centro da imagem, usando uma blusa colorida. Atrás, uma parede de pedras retangulares.

Rebeca Costa participa de movimento Eu Decido

29/08/2019 Deficiência Física, Notícias 0
0 Flares 0 Flares ×
Jovem com nanismo de pé em meio a três cadeiras e roupas espalhadas pelo chão. Atrás dela, na parede, os dizeres #eudecido ser eu

Rebeca Costa decidiu ver o nanismo como apenas uma parte sua, não o todo.

No mês em que o Free Free completa 1 ano de vida, a iniciativa que busca ressignificar a moda abordando o ser humano como matéria prima do estilo, a comemoração será um calendário de atividades e projetos para apoiar mulheres em suas trajetórias de superação e independência. Neste contexto, nossa Rebeca Costa foi convidada para embaixadora do grupo e vai conduzir uma roda de conversa na próxima terça-feira, 20, às 19h, na casa FreeFree em São Paulo. “A liberdade de decidir seu destino é um direito de todxs”, diz a comunicação da equipe, no perfil da Free Free do Facebook.

O grupo há um ano pesquisa mais de mil mulheres e meninas em projetos que buscam uma releitura sensível da moda. É uma iniciativa que aborda auto estima, em prol do resgate e reconexão consigo mesma, para as mulheres alcançarem independência emocional e financeira. Em junho, foi criada uma extensão do Movimento Eu Decido, idealizado pela Free Free em parceria com o Núcleo de Gênero do Ministério Público.

A parceria rendeu um ciclo mensal de atividades baseadas em um tema central.

“Um ‘Eu Decido’ principal, como chamamos. Junto com uma embaixadora, desenvolvemos um calendário de conversas e ações para reunir mulheres ao redor do assunto, expandir nosso conhecimento e disseminar nossas descobertas depois”, explicam as organizadoras.

O tema dessa edição é “#eudecido ser eu”. O que fazer quando só resta mostrar a verdade?

Rebeca Costa tem muito a dizer. Com apenas 26 anos, graduada em direito e staff de uma grande empresa nesta área, já idealizou o projeto LOOKLITTLE que aborda o nanismo por uma ótica positiva. Sempre ensina muito às pessoas sobre autoconhecimento e amor próprio com suas mensagens no Instagram, suas palestras, e dicas de moda, auto estima e empoderamento.

Este ano será a primeira participação de Rebeca que também é modelo. “Nós vamos somar com diálogos mostrando o poder de uma mulher. A importância de decidir ser a gente mesmo”, explica ela.

“O movimento consiste em juntar mulheres que decidiram ser elas, independente dos limites e das barreiras que sofrem. Será um debate entre mulheres para convidados. Vai acontecer um sorteio no domingo, quando 15 mulheres serão escolhidas para participar deste evento em SP”, conta a modelo.

Como o evento vai ter vagas limitadas, será realizado um sorteio para quem se inscrever no link da Bio do Instagram da Free Free.

A ideia é proporcionar um dia de trocas, um espaço para conexões do bem e para conversas positivas. As embaixadoras vão discutir o ponto de partido para elas serem elas mesmas frente à sociedade e as situações que compõem sua autoconfiança. Sophia Abrahão (@sophiaabrahao), Mariana Goldfarb e Isabeli Fontana (@marianagoldfarb e @isabelifontana), Sara Donato (@saraadonato), e Rebeca Costa (@looklittle) e @yasminesterea vão participar da roda de conversa com mediação de Bárbara Migliori (@barbaramigliori).

Quando questionada sobre as vantagens da autenticidade, tema que envolve a edição deste ano, pautada como “Eu Decido Ser Eu”, Rebeca compartilha seu olhar: “O benefício de ser autêntica é que você consegue ser livre para ser todas as versões de si mesma sem precisar compor nada mediante ninguém. A maior dica para sermos nós mesmos é tirar as escamas dos nossos olhos e parar de nos autodeterminar por qualidades ou defeitos que os outros enxergam em nós. Precisamos entender que para cada detalhe ou deficiência, existe um propósito. Precisamos relevar isso de forma positiva para o mundo”.

Para ela, o primeiro passo é saber quem você é. “Muita influências, às vezes, leva à demência, leva você a se perder de si mesmo por querer ser parecido com o próximo. Mas isso faz você perder sua essência, perder quem você é de verdade. Primeira dica é se enxergar com seus próprios olhos, ver quem somos de verdade e ter força de vontade, autenticidade e autoestima para se expressar em suas diversas versões. Sou super a favor da gente se renovar sempre, mas sem influência de outros. Sou mil e uma Rebecas dentro de mim mas todas elas na minha versão”, finaliza a estrela do @looklittle, em entrevista exclusiva com a reportagem do Somos Todos Gigantes.

* Matéria de Rafaela Toledo, do site Somos Todos Gigantes (clique aqui).

Receba um e-mail com atualizações!

Assine e receba, gratuitamente, nossas atualizações por e-mail.

Eu concordo em informar meu e-mail para MailChimp ( more information )

Nós jamais forneceremos seu e-mail a ninguém. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Compartilhe:

Sem nenhum comentário

Deixe o seu comentário!