Foto de um equipamento preto, cilíndrico, em primeiro plano, e a caixa dele no fundo da imagem.

Aparelho ajuda cegos a evitar obstáculos aéreos

11/11/2019 Deficiência Visual, Notícias 0
0 Flares 0 Flares ×

Há no mundo mais de 240 milhões pessoas com deficiência visual, sendo mais de 6,5 milhões só no Brasil. Essas pessoas sofrem constantemente com a falta de mobilidade nas cidades e lugares. A bengala é um grande aliado para objetos terrestres, ou seja, que estão fixos ou bem próximos ao chão. Mas, e os obstáculos aéreos, como placas, orelhões e galhos de árvore?

Percebendo essa necessidade, a startup VibEye decidiu criar um aparelho que ajudasse nesses casos em que as bengalas não alcançam: o VibSense.


SEM BARREIRAS LANÇOU A CAMPANHA SÓCIO CIDADÃO. COM UMA DOAÇÃO MENSAL DE R$ 20, VOCÊ NOS AJUDA A FAZER CRESCER NOSSO TRABALHO.
TORNE-SE UM SÓCIO CIDADÃO. ACESSE https://www.catarse.me/sociocidadao


A solução é um dispositivo que auxilia na locomoção de pessoas com deficiência visual e um aplicativo que facilita a mobilidade de todos os pedestres. O equipamento é composto por um cilindro fino de cerca de 10 centímetros e pode ser colocado onde o usuário desejar, seja no bolso de uma camisa, pendurado em um colar ou até mesmo em um boné.

Quando objetos aéreos próximos são detectados por um sensor, um alerta é enviado a uma pulseira vibratória, que deve estar no braço do usuário. Com isso, ele percebe que há algo em sua frente e pode evitá-lo. A VibEye informa que o dispositivo não substitui a bengala, mas funciona como um complemento para ela. O equipamento está em fase de desenvolvimento, mas deverá ser lançado ainda este ano. Interessados em adquiri-lo já podem entrar na lista de espera no site da startup.

* Matéria do site Coworking

Receba um e-mail com atualizações!

Assine e receba, gratuitamente, nossas atualizações por e-mail.

Eu concordo em informar meu e-mail para MailChimp ( more information )

Nós jamais forneceremos seu e-mail a ninguém. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Compartilhe:

Sem nenhum comentário

Deixe o seu comentário!