Adolescente com deficiência intelectual, vestindo uma camiseta listrada em preto e laranja, segura um pincel e um prato de tintas, defronte a uma tela e um cavalete. Ao fundo, árvores e plantas.

Projeto leva música e arte para pessoas com deficiência intelectual

04/01/2021 Deficiência Intelectual, Notícias 0

Em São Paulo, um projeto social buscou aliviar as consequências do distanciamento físico causado pela pandemia de Covid-19 e levou arte, música e o mundo digital para 34 pessoas. Entre crianças, jovens e adultos, o grupo é formado por pessoas com deficiência intelectual que foram acompanhadas durante três meses.

O projeto ‘Luz, Música e Inclusão’, do Instituto Olga Kos, realizou uma parceria com a Enel Distribuição São Paulo para promover saúde, bem-estar, arte e inclusão. A entidade atende cerca de 3 mil pessoas na capital paulista com deficiência física, intelectual ou em situação de vulnerabilidade social. As inscrições para as atividades de 2021 já estão abertas. As vagas contemplam oficinas gratuitas nas áreas de música, dança, arte, esporte (karatê e taekwondo) e outros projetos que estão em andamento.

Com a pandemia do novo coronavírus, o instituto precisou reinventar o formato do ‘Luz, Música e Inclusão’. Os encontros com os colegas e a equipe multidisciplinar (instrutores de música e artes, pedagogo, psicólogo e fotógrafo) foram virtuais, através da plataforma Zoom. Além das aulas de música e artes plásticas, os oficineiros e as famílias conseguiram adquirir o conhecimento de ferramentas virtuais.

É o caso da Padlet, que reúne o material produzido nas oficinas, os vídeos e as fotos. Os encontros ajudam os alunos a dominarem novas formas de comunicação. No projeto, os alunos aprenderam a confeccionar instrumentos musicais, tocá-los e cantar a música que norteou a ação, ‘Sinta’, composta pela instrutora de arte e música Débora Hatner.

Entre as propostas de trabalho, todos produziram chocalhos com materiais recicláveis e objetos disponíveis, mas o instituto emprestou um instrumento musical a cada participante. Todo o processo que envolveu o projeto ‘Luz, Música e Inclusão’ foi reunido em um documentário com depoimentos, a criação dos instrumentos e a interação com a família. O vídeo, assim como os encontros das oficinas, estão disponíveis no canal doYouTube do Instituto.

* Matéria do Observatório do Terceiro Setor

Receba um e-mail com atualizações!

Assine e receba, gratuitamente, nossas atualizações por e-mail.

Eu concordo em informar meu e-mail para MailChimp ( more information )

Nós jamais forneceremos seu e-mail a ninguém. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Compartilhe:

Sem nenhum comentário

Deixe o seu comentário!