Calendar

jan
4
qui
2018
Dia Mundial do Braille
jan 4 dia inteiro
Dia Mundial do Braille

A data de 4 de janeiro assinala o nascimento de Loius Braille, o criador do sistema de leitura e de escrita Braille, que permite através do toque facilitar a vida dos cegos e a sua integração à sociedade. Louis Braille ficou cegou aos 3 anos de idade e aos 20 anos conseguiu formar um alfabeto com diferentes combinações de 1 a 6 pontos que se alastrou pelo mundo e que ainda hoje é usado como forma oficial de escrita e de leitura das pessoas cegas. O braille é composto por 64 sinais, gravados em papel em relevo. Estes sinais são combinados em duas filas verticais e justapostas, à semelhança de um dominó ao alto. A leitura faz-se da esquerda para a direita.

fev
28
qua
2018
Dia Mundial de Doenças Raras
fev 28 dia inteiro
Dia Mundial de Doenças Raras

O dia 29 de fevereiro é escolhido para simbolizar o Dia Mundial das Doenças Raras. Como só acontece em anos bissextos, o dia é transferido para 28 do mês nos demais anos. Criado em 2008, o Dia Mundial das Doenças Raras é um evento anual de conscientização, coordenado pela Organização Europeia de Doenças Raras (Eurordis, na sigla em inglês – acesse aqui). A data é lembrada em setenta países, já que tais doenças atingem quase oito por cento da população mundial.

mar
21
qua
2018
Dia Internacional da Síndrome de Down
mar 21 dia inteiro
Dia Internacional da Síndrome de Down

Dia Internacional da Síndrome de Down foi proposto pela Down Syndrome International como o dia 21 de Março, porque esta data se escreve como 21/3 (ou 3-21, no calendário em inglês), o que faz alusão à trissomia do 21. A primeira comemoração da data foi em 2006.

No Brasil, houve muita repercussão na mídia desta data, em 2007, pela presença do jogador de futebol Romário, pai da pequena Ivy, que tem a Síndrome, e da novela Páginas da Vida, que teve a personagem Clarinha, interpretada pela atriz Down Joana Mocarzel. A Cor eletrônica (321000) foi proposta por Gaston Schwabacher, também fazendo alusão à trissomia do 21.

abr
2
seg
2018
Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo
abr 2 dia inteiro
Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo

Dia Mundial do Autismo, celebrado anualmente em 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas em 18 de dezembro de 2007 para a conscientização acerca dessa questão. No primeiro evento, em 2 de abril de 2008, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, elogiou a iniciativa do Catar e da família real do país, um dos maiores incentivadores para a proposta de criação do dia, pelos esforços de chamar a atenção sobre o autismo.

No evento de 2010, a ONU declarou que, segundo especialistas, acredita-se que este transtorno de desenvolvimento atinja cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, afetando a maneira como esses indivíduos se comunicam e interagem.

Em 2011, o Brasil teve o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, iluminado de azul nos dias 1 e 2 de abril, além da Ponte Estaiada em São Paulo, os prédios do Senado Federal e do Ministério da Saúde em Brasília, o Teatro Amazonas em Manaus, a torre da Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, entre muitos outros. Em Portugal, monumentos e prédios, como a Torre dos Clérigos e a estátua do Cristo Rei em frente a Lisboa também foram iluminados de azul para a data.

abr
23
seg
2018
Dia Nacional de Educação do Surdo
abr 23 dia inteiro
Dia Nacional de Educação do Surdo

O Dia Nacional de Educação de Surdos tem lugar todos os anos a 23 de abril.

Este dia, também conhecido como Dia Nacional do Deficiente Auditivo, tem como finalidade sensibilizar as pessoas para a situação das pessoas surdas e da sua linguagem em específico, sublinhando a necessidade de lutar por condições de vida, trabalho e educação mais apropriadas.

As atividades desde dia consistem em fóruns comemorativos, exposições, encontros de adultos e jovens surdos com partilha de experiências, entre outras. As atividades visam a inclusão e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência auditiva e ainda a afirmação da linguagem gestual.

Compartilhe:
Volte ao topo