Quem somos

Blog Sem Barreiras (www.sembarreiras.jor.br) é um espaço de produção de conteúdo voltado para a temática da pessoa com deficiência. Criado em setembro de 2011, teve seu primeiro ensaio dois anos antes, em 2009, no rádio. Juntamente com o também jornalista Fred Miranda, foi criado o Sem Barreiras, programa semanal de entrevistas, e gravados seis pilotos. O projeto foi submetido à Rádio Universitária FM, mas não foi ao ar.

A ideia ficou guardada na gaveta até renascer em 2011, em outra plataforma. À época, a internet ainda era bastante incipiente no estado do Ceará e Sem Barreiras foi o primeiro produto jornalístico a abordar a pessoa com deficiência. A partir do lema Acessibilidade e Cidadania Andam Juntas, Sem Barreiras busca 1) preencher uma lacuna na imprensa tradicional no que se refere à abordagem da pessoa com deficiência, em toda sua abrangência e complexidade, e 2) contribuir para tirar a pessoa com deficiência da invisibilidade e mudar a concepção da sociedade sobre esse segmento social, costumeiramente, visto como “coitadinhos”, merecedores de compaixão e pena.

O capacitismo, portanto, termo utilizado para retratar o preconceito sofrido contra as pessoas com deficiência, é a maior barreira a ser combatida. A pessoa com deficiência não é vista como capaz de exercer sua cidadania – estudar, trabalhar, produzir, namorar, constituir família. Diagnóstico não é sentença e a pessoa com deficiência é, acima de tudo, uma pessoa, dotada de plena capacidade de viver, ser feliz e conviver em igualdade de condições com as demais, desde que seus direitos sejam respeitados. Temos direitos e deveres, só precisamos de respeito e oportunidades.


CRIADOR

Sem Barreiras foi criado pelo jornalista Victor Vasconcelos, 43, formado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Ceará, em julho de 2000. Nascido com Osteogênese Imperfeita, enfrenta as dificuldades de uma cidade sem infra-estrutura para pessoas com mobilidade reduzida – calçadas esburacadas ou obstruídas, ruas sem sinalização adequada, dificuldades com transporte. Profissionalmente, atuou como assessor de imprensa de várias entidades e associações, foi diretor do Sindicato dos Jornalistas por duas gestões e compôs a equipe de jornalistas da Prefeitura Municipal de Fortaleza, durante as gestões da petista Luizianne Lins (2004-2010). Além disso, escreve, regularmente, para o blog Brasil 247 (clique aqui).


MÍDIAS SOCIAIS

Blog Sem Barreiras ampliou sua área de atuação para as redes sociais, em janeiro de 2012, com a criação do Grupo Sem Barreiras, na plataforma Facebook. O Grupo gerou a Fanpage /sembarreiras77, que possui, atualmente, 1.047 curtidas. O espaço foi a principal ferramenta de divulgação e propaganda de Sem Barreiras até a criação do perfil @sembarreiras77 na plataforma Instagram, em janeiro de 2016, que conta com 1.760 seguidores, e se tornou o carro chefe da divulgação do Blog. Possuímos ainda a conta @sembarreiras77 no Twitter e, desde 2019, o canal da TV Sem Barreiras, no Youtube, que vem recebendo mais e mais atenção com a produção de vídeos novos semanais e o fechamento de parcerias com outros canais voltados à pessoa com deficiência. Neste ano de 2020, estabelecemos uma grade fixa e ampliada de programação, com três novos programas – SEGUNDOU (às segundas-feiras, com dicas de matérias publicadas no Blog), CIDADANIA (às terças-feiras, com abordagens temáticas em vlogs ou entrevistas e ainda a veiculação de vídeos dos canais parceiros) e MITOS OU VERDADES? (às quintas-feiras, esclarecendo dúvidas sobre as diversas deficiências). Estamos concluindo mais um programa, o PERSONALIDADES HISTÓRICAS (sem data confirmada, mas provavelmente às sextas-feiras, contando a história de pessoas com deficiência que se destacaram em suas diversas profissões). Ainda distribuímos uma newsletter para 100 pessoas cadastradas no Blog.

FACEBOOK: https://www.facebook.com/sembarreiras77

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/sembarreiras77

TWITTER: https://www.twitter.com/sembarreiras77

YOUTUBE: https://www.youtube.com/c/blogsembarreiras

NEWSLETTER: Envie-nos um e-mail para jornalista77@gmail.com e peça seu cadastro


FÓRUM SEM BARREIRAS

Em 2016, na comemoração dos cinco anos de Sem Barreiras, foi realizado o I Fórum Sem Barreiras de Acessibilidade e Cidadania, no auditório Abelardo Costa Lima, da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, com uma discussão sobre as dificuldades de locomoção das pessoas com deficiência em Fortaleza. Participaram os militantes dos Movimentos de PcD’s Nadja de Pinho Pessoa, Daniel Melo de Cordeiro e Flávio Arruda e as professoras da UFC, Zilsa Santiago, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, e Cristiana Brasil Rebouças, do Departamento de Enfermagem. Em um segundo momento, participaram Fátima Dourado, Fátima Braga, Ruth Cavalcante e Célia Regina, que contaram histórias de dificuldades e superação de crianças com deficiência. Veja aqui. Em 2017, aconteceu o II Fórum Sem Barreiras de Acessibilidade e Cidadania, no auditório do Sebrae-CE. Sem Barreiras homenageou Nadja de Pinho Pessoa, falecida em julho de 2017, com a exibição de um vídeo documentário (assista aqui) e a entrega de uma placa a sua irmã, Kátia Pinho. Em seguida, debateu Educação Inclusiva, com as participações do vereador e educador Guilherme Sampaio (PT), a militante e psicóloga Ana Beatriz Praxedes e os educadores Paulo Roberto Cândido e Amália Simonetti. Veja aqui.

Receba um e-mail com atualizações!

Assine e receba, gratuitamente, nossas atualizações por e-mail.

Eu concordo em informar meu e-mail para MailChimp ( more information )

Nós jamais forneceremos seu e-mail a ninguém. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Compartilhe: