Sony trabalha em óculos de legendas

30/08/2011 Deficiência Auditiva, Notícias 1

Pessoas com deficiência auditiva enfrentam um grande problema nas salas de cinema, notadamente em filmes dublados ou nacionais, que há muito tempo ainda não foi resolvido: a péssima experiência que é assistir um filme sem legendas. Visando combater tal problema está pronto para votação um projeto de lei (PLS 122/11) que visa tornar obrigatória a utilização de legendas em português ou da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas exibições de filmes nacionais, e da audiodescrição nas projeções de filmes nacionais e estrangeiros.

Mas, esse problema não ocorre só no Brasil. Pensando nisso, a Sony tem trabalhado em uma solução definitiva: óculos especiais que permitam aos usuários ver as legendas diretamente na frente de seus olhos. O seu funcionamento entrega um resultado semelhante ao das legendas sobrepostas no telão, porém, colocadas na lente dos óculos. A impressão dada pelos óculos é de que as legendas estão na mesma distância da tela do cinema, e não as deixando “flutuar”.

As vantagens dos óculos não param por aí. O uso deles poderá ser estendido para outras situações como, por exemplo, para um turista que esteja vendo filme estrangeiro fora de seu país. Os óculos começarão a ser utilizados a partir do ano que vem em cinemas do Reino Unido.

A Sony está de olho nas possibilidades futuras de sua tecnologia também. Uma aplicação possível será na transcrição de conversação simultânea para que os surdos possam ler o que está sendo dito.

* Matéria retirada do site https://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2011/08/sony-trabalha-em-oculos-de-legendas-para-cinemas-ideal-para-surdos.html

Receba um e-mail com atualizações!

Assine e receba, gratuitamente, nossas atualizações por e-mail.

Eu concordo em informar meu e-mail para MailChimp ( more information )

Nós jamais forneceremos seu e-mail a ninguém. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Compartilhe:

1 Comentário

  1. Melania 22/07/2012 Responder

    Parabéns para a Sony. Maravilhoso para os surdos que os cientistas estejam pensando e trabalhando para melhorar sua comunicação com as pessoas.

Deixe o seu comentário!