“Meus olhos são seus olhos”

12/11/2011 Notícias 0
Christiane Blume em uma cabine de gravação

Christiane Blume em uma cabine de gravação

A frase título é da Audioteca Sal & Luz, que proporciona livros falados, ou audiolivros, para pessoas cegas ou com deficiência visual. 1968: O Ano Que Não Terminou – A Aventura de Uma Geração, do grande Zuenir Ventura, O Alienista, de Machado de Assis, Capitães da Areia, de Jorge Amado, ou ainda apostilas escolares e livros religiosos são algumas das opções encontradas na Audioteca. Os livros são fornecidos em fitas K7, CDs ou MP3, prontos para o deleite de quem antes não poderia conhecer essas obras.

A Audioteca, fundada em 1987 como um dos três programas da Instituição Tear, é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que produz e empresta os audiolivros em todo o território nacional, de forma gratuita, apenas com o pagamento de uma taxa anual de inscrição. Atualmente, são mais de 1.700 associados e um acervo com cerca de 2.700 títulos. Essas obras, segundo a coordenadora do Projeto, Christiane Blume, são escolhidas a partir de sugestões dos associados ou escolhas da própria Audioteca. Apesar da ajuda que recebe do Governo, a Audioteca Sal & Luz sofre grave risco de ter suas portas fechadas. “Precisamos de dinheiro para pagar luz, água e comprar material como CDs”, afirmou a coordenadora.

Os audiolivros são gravados em cabines especiais, no próprio prédio, por voluntários do projeto, que recebem um curso gratuito de leitura. Um desses voluntários, Joel Manso, afirmou ser uma emoção muito grande fazer esse trabalho, “ser o olho de um parceiro, alguém que está necessitando”. As obras são para empréstimo exclusivo aos associados da Audioteca Sal & Luz. Para realizar o cadastro, o interessado deve estar amparado pelo inciso III, Art. 70 do decreto 5296/04, que estabelece o conceito legal de cegueira, além de preencher o formulário original de registro de associado e efetuar o depósito da contribuição anual. O formulário pode ser obtido na sede da Audioteca (veja endereço no final) ou pelo link ‘Como associar-se’, no site oficial.

Acervo da Audioteca Sal & Luz

Acervo da Audioteca Sal & Luz

Cada associado poderá receber um total de 18 fitas ou CD por remessa e o prazo de empréstimo é de 30 dias, podendo ser prorrogado, se solicitado com antecedência. Atrasos na devolução de livros podem ocasionar restrições aos empréstimos futuros ao associado. Os pedidos podem ser feitos por e-mail, carta, telefone ou pessoalmente na sede da Audioteca. Os livros solicitados poderão ser retirados na Audioteca pelo associado ou pessoa por ele autorizada, ou ainda remetidos para sua residência por “cecograma”, objeto de correspondência impresso em relevo,um serviço gratuito dos Correios e Telégrafos. A devolução deve ser feita pelo mesmo processo.

“Nosso objetivo é proporcionar, aos nossos associados, meios para a conquista de uma vida com qualidade. Mais do que inclusão, desejamos viver numa sociedade que não exclua seus filhos, a despeito de todas as diferenças. Que essas diferenças sejam o estímulo necessário para nosso crescimento individual e para a construção de uma nação mais justa”, afirmou Christiane Blume.

SERVIÇO:
A Audioteca Sal & Luz possui cinco unidades nas cidades de Cabo Frio, Volta Redonda, Campos dos Goytacazes e Nova Iguaçu. A sede fica no Centro do Rio de Janeiro, à Rua 1º de Março, 125, 7º andar. Acesse, para mais informações, www.audioteca.org.br.

Receba um e-mail com atualizações!

Assine e receba, gratuitamente, nossas atualizações por e-mail.

Eu concordo em informar meu e-mail para MailChimp ( more information )

Nós jamais forneceremos seu e-mail a ninguém. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Compartilhe:

Sem nenhum comentário

Deixe o seu comentário!