AACD realiza um milhão de atendimento por ano em suas unidades

07/04/2012 Destaques, Notícias 0
Teleton é realizado anualmente

Teleton é realizado anualmente

O ano era 1950 e foi o sonho de um grupo de idealistas, reunidos pelo médico Renato da Costa Bonfim, que deu origem à AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente), uma entidade privada, sem fins lucrativos, que trabalha pelo bem-estar de pessoas, especialmente crianças e adolescentes, com deficiência. A AACD é um centro de reabilitação que, além de tratamento, também busca a reinserção de seus pacientes na sociedade.

No seu início, a entidade funcionava em dois sobrados alugados à Rua Barão de Piracicaba, São Paulo. Mas, graças à colaboração dos primeiros doadores, a AACD pôde fundar seu primeiro centro de reabilitação, em um terreno doado pela Prefeitura paulista, à Rua Ascendino Reis. Atualmente, existem unidades da AACD em São Paulo, Osasco, Recife, Porto Alegre, Uberlândia, Nova Iguaçu e Poços de Caldas.

Na AACD, são atendidos pacientes com os seguintes diagnósticos: paralisia cerebral; lesão medular; mielomeningoceles (também chamada espinha bífida, uma das lesões mais comuns da medula espinhal); problemas vasculares; amputados do membro inferior e superior; escolioses; acidente vascular cerebral; traumas cranioencefálicos e seqüelas de Poliomielite.

Em se tratando de reabilitação, a AACD se propõe a ser a “opção preferencial em Reabilitação e Ortopedia para pacientes, médicos, profissionais da área, convênios e apoiadores, e ser reconhecida pelo seu elevado padrão de qualidade e eficácia, com transparência, responsabilidade social e sustentabilidade”.

A AACD oferece treinamento e recrutamento profissional gratuito, através do PTE (Programa Trabalho Eficiente), para seus pacientes. O Programa tem o objetivo de promover a integração social de pessoas com deficiência física através da realização de atividades educacionais e profissionais. O PTE possui um banco de dados com currículos de deficientes físicos que estão prontos para atuar como profissionais de sucesso.

A inclusão no mercado de trabalho é a etapa final do processo de reabilitação; é o que fortalece a autoestima e autoconfiança do indivíduo, fazendo com que ele sinta-se ativo, produtivo e integrado à sociedade. A AACD desenvolve ainda próteses, órteses, adaptações para cadeiras de rodas e muitos outros equipamentos para melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência física. São realizados cerca de um milhão de atendimentos por ano nas unidades da AACD.

A sobrevivência da Instituição se dá através de doações e parcerias. Além disso, é realizado, há mais de uma década, o Teleton, que reúne artistas, apresentadores e personalidades numa maratona televisiva em busca de doações. A maratona é realizada no final do ano e tem cobertura ao vivo para todo o país pelo SBT (Sistema Brasileiro de Televisão).

O Teleton foi criado em 16 de maio de 1998 e exibido pelo SBT, a pedido da apresentadora Hebe Camargo ao dono da emissora, Silvio Santos. Entre 1998 e 2002, os Teletons eram exibidos das 22h da sexta até a 0h do domingo. Desde 2003, ele é exibido entre 22h30min da sexta até a 0h do sábado. Na edição de 2008, a maratona foi interrompida pela primeira vez em dez anos para a exibição da telenovela Pantanal. No ano passado, a meta era atingir R$ 24 milhões em doações. Graças à participação de inúmeras personalidades e grandes empresas, como o ex-jogador Ronaldo Nazário, o empresário Eike Batista, o banco Bradesco e a holding Itaú Unibanco, entre outros, chegou-se ao total de R$ 26.802,633.

Para mais informações sobre a AACD e, principalmente, sobre formas de ajuda a Instituição, acesse o site oficial: www.aacd.org.br.

Assistam esse vídeo institucional da AACD. Ele mostra o trabalho desenvolvido pelos vários profissionais e ainda um pouco das instalações. Assista aqui.

* As imagens foram retiradas do site oficial da AACD

Receba um e-mail com atualizações!

Assine e receba, gratuitamente, nossas atualizações por e-mail.

Eu concordo em informar meu e-mail para MailChimp ( more information )

Nós jamais forneceremos seu e-mail a ninguém. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Compartilhe:

Sem nenhum comentário

Deixe o seu comentário!