Cearense é eleita Miss Surda Brasil

19/04/2012 Destaques, Notícias 0
Bruna desfila no concurso Miss Surda Brasil

Bruna desfila no concurso Miss Surda Brasil

A cearense Bruna Barroso, 25 anos, foi eleita a primeira Miss Surda Brasil. O concurso foi realizado em Fortaleza, no Iate Clube, no último dia 24 de março e contou com representantes de 14 estados da Federação. Bruna é estudante de Libras e diretora social do Instituto Fellipo Smaldone. A jovem irá, agora, representar o país no Miss Deaf World (Miss Surda Universo) em Praga, na República Tcheca, em julho próximo.

Inspirada na modelo Giselle Bündchen e na ex-miss Ceará e organizadora do Miss Surda Brasil, Vanessa Vidal, Bruna contou que já havia participado de outros concursos de beleza locais, mas realizou um sonho ao receber o título pioneiro. “Nunca havia participado de um concurso oficial e de tão grande repercussão e me senti muito feliz por ter ficado em 1º lugar. Foi emocionante”, relata. “Quando recebi a coroa de Miss Surda Brasil, sabia que a partir desse momento precisava servir de exemplo para os outros surdos”, completou.

Questionada sobre a possível segregação que o concurso pode causar, Bruna garante que a competição é um meio de inclusão social: “Pelo que vivi nas aulas de desfile e ensaios realizados durante o concurso, posso garantir que este concurso não tem por objetivo segregar, mas sim estimular os participantes a competir com pessoas ouvintes em outros concursos e a fazer trabalhos como modelo e manequim”. Para reforçar a idéia, a modelo diz já ter planos de se inscrever em outros concursos e levar o objetivo do Miss Surda Brasil adiante. “Sempre almejei galgar mais e mais espaço no mundo da moda para ajudar as pessoas surdas discriminadas e construir uma sociedade sem barreiras”.

Bruna é coroada Miss Surda Brasil 2012

Bruna é coroada Miss Surda Brasil 2012

Uma semana após participar do desfile, Bruna foi convidada para participar de eventos como lançamentos de bandas e conceder entrevistas. “Quero, agora participar do Miss Universo, mas aproveitarei bem todas as oportunidades que surgirem”, afirma. Assim como as modelos em que buscou inspiração, Bruna também quer servir de incentivo para outras garotas surdas: “Quero mostrar que as pessoas que se sentem limitadas devem correr atrás dos seus ideais. E que as jovens lindas do Brasil venham participar do próximo Miss Surda, pois vale a pena viver esse sonho!”.

A organização do evento ficou a cargo da modelo surda Vanessa Vidal, ex-miss Ceará e 2º lugar no Miss Brasil em 2008. Vanessa conta que a idéia surgiu quando foi convidada a participar do evento mundial em 2011 e a sugestão de realizar o concurso no Brasil partiu do presidente do Miss Deaf Europe, Josef Uhlir, que a nomeou como representante oficial no país.

Segundo os organizadores, a articulação para escolher as candidatas se deu através das associações dos surdos estaduais e por meio de convites feitos pela própria Vanessa. Os estados que não tiveram representação é por não ter havido retorno das associações ao Miss Surda Brasil e ou pela ausência dessas associações. O primeiro concurso contou com modelos de Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

Leia mais:
Desabafo de um preconceito

Receba um e-mail com atualizações!

Assine e receba, gratuitamente, nossas atualizações por e-mail.

Eu concordo em informar meu e-mail para MailChimp ( more information )

Nós jamais forneceremos seu e-mail a ninguém. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Compartilhe:

Sem nenhum comentário

Deixe o seu comentário!