Fortaleza tem menor percentual de rampas entre as grandes cidades

25/05/2012 Notícias 1
Arte: Átila Bezerra

Arte: Átila Bezerra

Fortaleza é a cidade com menor proporção de rampas de acesso a cadeirantes entre os municípios com mais de um milhão de habitantes. Os dados são de uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada nesta sexta-feira, 24. Segundo o levantamento, apenas 1,6% das ruas oferecem rampas de acesso. Porto Alegre é a cidade que apresenta o maior índice, com 23,3%.

A ocorrência de rampa para cadeirantes próxima ao domicílio variou de apenas 1,6% (Norte e Nordeste) a 7,8% (Sul e Centro Oeste). A pesquisa mostra que não há rampas de acessibilidade nas proximidades de 95,3% dos domicílios urbanos no país. Esse é o item de circulação menos presente em torno das casas. Por outro lado, a iluminação chega a 96,3%, e ruas estão pavimentadas em 81,7% dos domicílios no país.

Com base no Censo 2010, o IBGE estudou as condições de infraestrutura nas proximidades de 96,9% dos domicílios brasileiros, onde vivem 84,4% da população. Embora os percentuais da presença de rampas para deficientes sejam baixos em todas as regiões, Centro-Oeste e Sul têm o índice mais elevado, ao atender 7,8% dos domicílios. No Norte e no Nordeste, há rampas ao redor de apenas 1,6% das casas e no Sudeste, em 5%.

* Texto adaptado de matéria do Jornal O Povo

Receba um e-mail com atualizações!

Assine e receba, gratuitamente, nossas atualizações por e-mail.

Eu concordo em informar meu e-mail para MailChimp ( more information )

Nós jamais forneceremos seu e-mail a ninguém. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Compartilhe:

1 Comentário

  1. Célia Regina Vieira Bastos 25/05/2012 Responder

    A FORTALEZA BELA HEM VICTOR!CONCORDO COM VIVER NOSSO DIA A DIA!!BOM DIVULGAR abraços BOM FIM DE SEMANA Célia

Deixe o seu comentário!