Começam as disputas dos Jogos Paralímpicos de Londres 2012

29/08/2012 Destaques, Notícias 0
Delegação brasileira no hasteamento da bandeira na Vila Paralímpica

Delegação brasileira no hasteamento da bandeira na Vila Paralímpica

Começam nesta quarta-feira, 29, os Jogos Paralímpicos de Londres 2012. Até o próximo dia 9 de setembro, mais de quatro mil atletas, com diversas deficiências físicas, sensoriais, intelectuais, paralisia cerebral, amputações e outras, provenientes de 164 países, estarão disputando 503 medalhas. Os Jogos Paralímpicos de Londres marcarão um novo recorde histórico de esportistas e países, já que superarão os números obtidos em Pequim, quando quatro mil atletas e 147 nações estiveram presentes. O Brasil estará representado por 182 desportistas, sendo 115 homens e 67 mulheres, um aumento em 7,6% na delegação feminina em relação aos Jogos de Pequim 2008.

Daniel Dias ganhou nove medalhas em Pequim 2008

Daniel Dias ganhou nove medalhas em Pequim 2008

Os jogos serão realizados nas mesmas instalações que abrigaram os Jogos Olímpicos há cerca de um mês. O programa oficial inclui 20 esportes em 11 dias de competição, além de estarem previstos cerca de 1,2 mil exames antidopings. Na última segunda-feira, 27, foi realizada a cerimônia que oficializa a entrada da delegação brasileira na Vila Paralímpíca, com o hasteamento da bandeira e o toque do Hino Nacional. Estiveram presentes todos os atletas que participarão dos Jogos, além de membros do parlamento britânico e artistas. Terezinha Guilhermina, velocista dos 100, 200 e 400 metros rasos, era uma das mais animadas. “Para mim Londres começou no dia em que eu saí de Pequim. Agora estou vivendo de uma maneira muito especial cada momento.  Essa cerimônia do hasteamento da bandeira foi muito especial, porque eu pude me sentir no grupo de uma maneira que eu nunca tinha me sentido antes”, disse a ganhadora de quatro medalhas paralímpicas (ouro, prata e bronze em Pequim e bronze em Atenas 2004).

Terezinha Guilhermina é cega e corre com a ajuda de um guia

Terezinha Guilhermina é cega e corre com a ajuda de um guia

Outro atleta bastante emocionado foi o nadador Daniel Dias, que será o porta-bandeira brasileiro na Cerimônia de Abertura dos Jogos, nesta quarta-feira. “Agora eu entrei nos Jogos. Arrepiei durante a cerimônia. Mesmo já estando aqui há alguns dias, só hoje senti o clima de Paralimpíada, de estar na Vila”, disse o nadador, que é dono de nove medalhas paralímpicas, conquistadas em Pequim 2008, superando as sete de Clodoaldo Silva em 2004. “A ansiedade é grande para entrar no estádio com a bandeira e começar logo a nadar. Mas, confesso que é maior para carregar a bandeira. Será uma emoção enorme representar toda a Delegação e o povo brasileiro”, explica. A meta da delegação brasileira, de acordo com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), é superar o sétimo lugar no Quadro Geral de Medalhas, obtido em Pequim. O canal a cabo Sportv anuncia cobertura dos Jogos. No site oficial do canal, a Cerimônia de Abertura está prevista para ter início às 16:30hs no Sportv3.

Sem Barreiras irá acompanhar os Jogos e fará uma série de matérias sobre os esportes que serão disputados em Londres. Aguardem e acompanhem. Se você quiser acompanhar a programação dos Jogos, basta clicar no link Programa__o_Jogos_de_Londres.

Receba um e-mail com atualizações!

Assine e receba, gratuitamente, nossas atualizações por e-mail.

Eu concordo em informar meu e-mail para MailChimp ( more information )

Nós jamais forneceremos seu e-mail a ninguém. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Compartilhe:

Sem nenhum comentário

Deixe o seu comentário!