Estudantes de mecatrônica criam cadeira de rodas com rampa acoplada

02/12/2014 Notícias 0
Estudantes de mecatrônica criam cadeira de rodas com rampa acoplada em Franca, São Paulo

Estudantes de mecatrônica criam cadeira de rodas com rampa acoplada em Franca, São Paulo

Estudantes do último ano da faculdade de mecatrônica industrial de Franca criaram uma cadeira de rodas com rampa acoplada para sanar a dificuldade que os deficientes físicos tinham para se transportar nas ruas da cidade.

Com poucas rampas de acessibilidade em calçadas, cadeirantes se veem impossibilitados e dependentes da ajuda de outras pessoas para conseguirem atravessar ruas. Por isso, os dois alunos, Guilherme Serafim e Hotto Paiva Neto, desenvolveram uma cadeira de rodas com uma rampa acoplada. “Queríamos montar um mecanismo simples, que pudesse ser acionado pelo próprio cadeirante para que ele tenha independência”, afirmou Serafim, 23.

Franca, de acordo com a prefeitura, conta com apenas mil rampas em toda a cidade – a estimativa é que sejam necessárias ao menos dez vezes mais. Elas estão concentradas na região central e próximas a repartições públicas com grande fluxo de pessoas.

Com uma cadeira de rodas simples, duas placas de alumínio, trilhos industriais e motor de vidro elétrico automotivo, eles montaram o modelo da cadeira. “A rampa, que é acionada por um botão, tem 50 centímetros de comprimento, o necessário para subir uma calçada sem que a inclinação seja muito grande e não ofereça risco de queda ao usuário”, afirmou Serafim.

Já contabilizando o preço da cadeira, os alunos gastaram cerca de R$ 1.200 com o projeto. Agora, eles pretendem apresentar a ideia para empresas da área de saúde para que o modelo possa ser comercializado. “Nós queríamos um projeto barato e buscamos os materiais com menor custo e maior durabilidade. Mas, para a indústria, vai ser possível encontrar materiais ainda mais baratos para otimizar o produto”, disse Serafim.

Orientador do projeto, Ricardo David, professor de tecnologia em mecatrônica, disse que irá auxiliar os alunos a encontrar empresas interessadas no modelo. “Nós pesquisamos e vimos algumas cadeiras parecidas, mas sem que a rampa fosse acionada de forma automatizada ou com esteiras no lugar de rodas. Esse projeto alia eficiência e baixo custo”, afirmou o professor.

Na última semana, os alunos ganharam o prêmio de tecnologia e inovação promovido pelo Polo Francano de Tecnologia e Inovação e pela Acif (Associação do Comércio e Indústria de Franca). Eles receberam R$ 4.000 e disseram que vão usar o prêmio para buscar novas soluções para a cadeira de rodas.

* Fonte: Isabela Palhares, jornal Folha de São Paulo

Receba um e-mail com atualizações!

Assine e receba, gratuitamente, nossas atualizações por e-mail.

Eu concordo em informar meu e-mail para MailChimp ( more information )

Nós jamais forneceremos seu e-mail a ninguém. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Compartilhe:

Sem nenhum comentário

Deixe o seu comentário!