Bebê com Sindrome de Down

Casal se divorcia após nascimento de bebê com Síndrome de Down

14/03/2015 Deficiência Intelectual, Notícias 0
Leo nasceu com Síndrome de Down e foi pivô do divórcio dos pais

Leo nasceu com Síndrome de Down e foi pivô do divórcio dos pais

Em 21 de janeiro último, o casal Samuel e Ruzanna Forrest Badalyan deu entrada em um hospital da Armênia para ter seu primeiro filho. O pequeno Leo nasceu algumas horas depois e, após alguns minutos sem poder ver o filho, ele soube que a criança nascera com Síndrome de Down. Nesse momento, o casamento de 18 meses começou a ruir. Em entrevista ao canal de televisão ABC, Samuel falou sobre quando viu Leo pela primeira vez: “o pediatra saiu do quarto com um pequeno pacote. Era Leo. Ele tinha o rosto coberto e as autoridades do hospital não me deixavam vê-lo ou ver minha mulher. Quando o médico saiu, ele disse que havia um problema com meu filho. Quando entrei no quarto, eles todos viraram para mim e disseram que ele tinha Síndrome de Down”.

Samuel conta que, depois de um momento de choque, ficou maravilhado ao ver o garotinho. “Eles me levaram para vê-lo. Eu olhei para esse cara e disse: ele é lindo, é perfeito e eu, com certeza, quero ficar com ele”. Quando entrou no quarto da mulher com Leo em seus braços, no entanto, teria recebido um ultimato. “Ela me disse que, se eu ficasse com ele, nós teríamos de nos divorciar”. Uma semana depois do nascimento do pequeno, ela pediu o divórcio.

Em fevereiro, a mãe, Ruzanna Badalyan, publicou em sua página no Facebook o seu lado da história, em que afirma que tomou a decisão de deixar o pai levar o bebê para que a criança pudesse ter uma vida melhor. Ruzanna conta que, logo depois de ter sido comunicada de que a criança tinha Síndrome de Down, o médico pediu para que ela tomasse uma decisão, se ficaria com o bebê ou não. “A primeira coisa que veio à minha mente depois do diagnóstico foi que eu não queria que meu filho vivesse em um país [Armênia] em que certos estereótipos dominam a vida de pessoas com Síndrome de Down”, afirmou.

Leo dorme no colo do pai Samuel

Leo dorme no colo do pai Samuel

Ela concluiu que só em um país mais desenvolvido como a Nova Zelândia, terra natal de Samuel, a criança teria a chance de viver uma vida melhor. “Depois do incidente, ele [Samuel] deixou o hospital me notificando horas depois que levaria a criança com ele e que estava deixando o país para ir para a Nova Zelândia e que eu não tinha nada a ver com a situação. Sem me dar nenhuma opção e sem tentar encontrar junto comigo alguma solução para essa situação difícil, ele começou a divulgar a história em todas as plataformas possíveis, sem me dar voz, me acusando de ter dado um ultimato para ele escolher entre o casamento e o bebê, o que absolutamente não é verdade”.

Ela conclui o texto dizendo que, entre cuidar do filho na Armênia e dar a oportunidade de o bebê ter uma vida mais decente com seu pai na Nova Zelândia, ela escolheu a segunda opção. Samuel criou um projeto de financiamento coletivo no site GoFundMe, em que recebeu ajuda de muitas pessoas. Até o momento, ele arrecadou US$ 304 mil (o equivalente a R$ 840 mil) para ajudar a criar seu filho. “Eu tenho pouco dinheiro, na verdade. O objetivo é juntar o suficiente para um ano, para que eu possa conseguir um emprego de meio período, para que ele não tenha de ir para uma creche e eu possa tomar conta dele”, disse à ABC. Samuel está trabalhando com grupos de conscientização sobre doenças, para que pais conheçam melhor as necessidades de seus filhos especiais. “Depois do que eu passei com Leo, eu não vou sentar e ver bebês sendo mandados para orfanatos”, afirmou.

Receba um e-mail com atualizações!

Assine e receba, gratuitamente, nossas atualizações por e-mail.

Eu concordo em informar meu e-mail para MailChimp ( more information )

Nós jamais forneceremos seu e-mail a ninguém. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Compartilhe:

Sem nenhum comentário

Deixe o seu comentário!