Mulher sorri com um bebê no colo, de frente para uma janela

Nasce o filho e uma mãe especial

19/11/2015 Deficiência Intelectual, Depoimentos, Histórias de vida, Notícias 3
Mulher segura bebê no colo ao lado de um homem em um jardim

Marina Pignatti, ao lado do marido Alex, segura seu bebê João Vitor, de seis meses

Quando decidi ser mãe, me enchi de expectativas em torno daquele serzinho que começava a crescer dentro da minha barriga. Comecei a sonhar, a ter milhões de dúvidas, a me emocionar “à toa”, a fazer perguntas e imaginar como seriamos no futuro, mãe e filho. Jamais pensei que eu pudesse passar por algum tipo de imprevisto durante a gestação. Foi aí que veio a surpresa. Aconteceu o que ninguém imaginava que pudesse ocorrer. Aconteceu comigo o que a gente nunca acha que vai acontecer com a gente. Eu me deparei com a realidade de que meu filho não iria ser como o bebê dos meus sonhos e que teria limitações.

Meu anjo João Vitor nasceu parado, teve que ser reanimado, teve anoxia perinatal (ausência ou diminuição de oxigênio no cérebro durante o nascimento). Foi aí que começou sua luta incansável pela vida. No início, para mim e para o meu marido, foi um choque. Não conseguia acreditar que tudo aquilo estava acontecendo com a gente. Parecia um sonho infinito, que não acabava. Me vi sentindo uma dor que jamais imaginei que um coração pudesse suportar. Meu coração foi invadido por sentimentos, medo, dúvidas, incertezas, angústia, tristeza. Naquele momento, só queria meu filho vivo, não importava se ele precisaria de ajuda pra se alimentar, pra andar, pra tomar banho, pra se comunicar, só queria ele comigo.

Com o tempo, fui aprendendo a lidar com a incerteza. Hoje, ela somada com muita, mas muita fé em Deus que me sustentam! Conviver com a incerteza dos fatos não é tão ruim quanto parece. A incerteza acalma meu coração e me faz continuar com a esperança de que um dia meu filho será capaz de se libertar de algumas limitações que hoje ele tem ou pelo menos me reergue nos momentos de apreensão. Junto a isso, aprendi que, sem fé em Deus, seria impossível estar passando por tudo isso e conseguir permanecer forte sempre. Além disso, aprendi a viver o dia de hoje, um minuto de cada vez. Não sei o dia de amanhã, não vivo mais o dia de amanhã sem antes ter a certeza de que o hoje foi vivido muito bem e intensamente.

Foi em meio a esse turbilhão de sentimentos que, de repente, tudo mudou surpreendentemente. Passei a olhar a vida com outros olhos. Minha vida ganhou outros sentidos, minhas prioridades mudaram, passei a dar valor àquilo que realmente importa. Mudei os meus sonhos e refiz a rota da minha vida! Ser mãe de uma criança especial é sentir o verdadeiro amor incondicional, é ser capaz de tudo, a qualquer momento pra ver o filho feliz! Conheci um amor novo, um amor puro, um amor avassalador, intenso, consumidor, grande.

Meu filho me reconstruiu, me fez me autoconhecer da maneira mais prática possível. Me fez ser capaz de enfrentar e dar conta de uma rotina árdua, pesada, mas que, no final do dia, me faz agradecer a Deus a cada minuto do dia. O trabalho é pesado, mas logo sou recompensada ao ver meu filho se tornando um vencedor nos pequenos detalhes do dia a dia. Agradeço a Deus todos os dias por esse presente, por essa dádiva que é meu filho!

* Texto de Marina Maria Fontão de Pauli Pignatti, retirado do site Somos Especiais (acesse aqui)

Receba um e-mail com atualizações!

Assine e receba, gratuitamente, nossas atualizações por e-mail.

Eu concordo em informar meu e-mail para MailChimp ( more information )

Nós jamais forneceremos seu e-mail a ninguém. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Compartilhe:

3 Comentários

  1. marcia 20/11/2015 Responder

    Só Deus para nos dar forçaa para disputarmos uma corrida. Parabéns!!

  2. Rosa Pontes 20/11/2015 Responder

    Oi tudo isso que vc nos contou , aconteceu comigo tbm…
    Meu bebê aparentemente normal aos oito meses teve uma grave convulsão e até hj ele vive com limitações, todos os dias saimos de casa cedo e voltamos a noite fazendo terapias …..mais agradeço a Deus todos os dias por ele estar comigo .ele tem hj seis anos.e está cada dia melhorando …mais na época fiquei sem chão quase morri.
    Depoimentos igual a esse que você nos conta é bom , nos identificamos…
    Somos abençoadas …bjo

  3. Aparecida Chaim Barros 30/11/2015 Responder

    Muito Lindo seu testemunho, e me fez relembrar minha propria vida com meu filho especial de 28 Anos…o que Tenho a compartilhar com maes como nos, é que Deus é maior que qualquer dificuldade, e eles Sao nosso maior tesouro! Vc esta certa, um dia de cada vez, e muitas surpresas e Vitorias virao!

Deixe o seu comentário!