Garoto de 13 anos, criador da impressora em braile, posa em seu estande na São Paulo Expo

Garoto de treze anos cria impressora para braile com peças de Lego

08/09/2016 Deficiência Visual, Notícias 0

Não há idade para empreender e fundar uma empresa no Vale do Silício. O jovem empreendedor Shubham Banerjee, de apenas 13 anos, é um exemplo de que isso é possível.

Ele inventou a Braigo, uma impressora para braile de baixo custo feita com peças de Lego, e o Intel Edison, um microcomputador do tamanho de um cartão de memória. A startup recebeu financiamento da Intel Capital para patentear e comercializar o produto que ele desenvolveu durante as férias de verão do ano passado.

O garoto esteve presente na oitava edição da Campus Party, que acontece no São Paulo Expo, antigo Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, entre os dias 3 e 8 de fevereiro. A #CPBR8 celebra o 150º aniversário do livro Da Terra à Lua, de Julio Verne.

Curioso sobre como as pessoas cegas liam, ele perguntou para o seu pai e obteve a seguinte resposta: “Google it (Dê um Google, em tradução literal)”. Com a busca, Banerjee descobriu que uma impressora de braile era muito cara e resolveu se empenhar para ajudar a resolver esse problema.

Durante a palestra na Campus Party, Banerjee mostrou um vídeo e anunciou uma nova tecnologia que a Braigo Labs desenvolveu. A tecnologia permite que 160 páginas de texto se transformem em braile em apenas 30 segundos (veja o vídeo, ao final dessa matéria, em que ele explica o processo).

O jovem empreendedor deseja continuar estudando e se formar em engenharia. Veja algumas recomendações do garoto:

1. CONSTRUA ALGO QUE POSSA AJUDAR PESSOAS
Para Banerjee, não é preciso criar um negócio de 1 milhão de dólares para ser um empreendedor de sucesso. “Faça algo que vá beneficiar as pessoas”, recomenda.

2. NÃO DESISTA
O medo para empreender não deve ser um inibidor para quem tem uma ideia de negócio e deseja fundar a própria startup. “Não desista, mesmo que você falhe 100 vezes”, afirma Banerjee.

3. ASSUMA QUE VOCÊ NÃO SABE DE TUDO
Ter muito conhecimento sobre determinado assunto não significa que você sabe tudo. Por isso, o adolescente afirma que é importante fazer perguntas e pedir ajuda sempre que for necessário. “Você não conseguirá fazer tudo sozinho e precisará de ajuda. Você precisa da colaboração de pessoas e de escutar o seu coração”, ensina.

4. BUSQUE O SUPORTE DA SUA FAMÍLIA
Banerjee conta que sempre contou com o apoio dos pais e que isso é essencial para qualquer empreendedor. A principal lição que aprendeu com os pais é de que ele nunca deveria desistir de suas ideias.

* Legenda da foto: Shubham Banerjee apreseta seu projeto na oitava edição da Campus Party, no São Paulo Expo
** Matéria e foto retirada do site Planeta Sustentável

Receba um e-mail com atualizações!

Assine e receba, gratuitamente, nossas atualizações por e-mail.

Eu concordo em informar meu e-mail para MailChimp ( more information )

Nós jamais forneceremos seu e-mail a ninguém. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Compartilhe:

Sem nenhum comentário

Deixe o seu comentário!