Cearenses com deficiência visual testarão o Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão

25/06/2017 Deficiência Visual, Notícias 0

Na próxima terça-feira, dia 27 de junho, será realizada a segunda rodada de testes do Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão (SPRC), que está sendo desenvolvido pelo Governo do Estado e reúne Sistemas de Ouvidoria, Transparência e Acesso à Informação do Estado. No evento, acontecerá o Lançamento da Inclusão Fundamental, teste das ferramentas de acessibilidade já disponíveis do SPRC, no Instituto dos Cegos, das 9h30 às 12h. Para participar, é necessário fazer uma pré-inscrição.

O SPRC segue o Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG), um conjunto de recomendações para a padronização da acessibilidade dos sites e portais do governo brasileiro. Para testar as ferramentas já disponíveis e a sua adequação ao eMAG, os participantes poderão solicitar acesso a informações sobre temas como saúde, educação e gastos públicos, além de registrar manifestações nos canais de Ouvidoria do Governo. Ao final de cada acesso, uma pesquisa de satisfação será aplicada para avaliar o desempenho das ferramentas utilizadas.

“Temos convidado cidadãos para participar e contribuir com a construção do Sistema desde o início do projeto. Portanto, nada mais correto do que fazer essa primeira demonstração das ferramentas de acessibilidade do Sistema no Instituto dos Cegos com um público que poderá testar o que desenvolvemos até o momento”, ressalta Caio Marques, diretor da Caiena – Tecnologia e Design, empresa que está desenvolvendo o Sistema.

Um dos participantes já confirmados será o professor Donaldo Bezerra Lima. Ele, que é portador de Retinose Pigmentar, conheceu o Sistema durante a pesquisa etnográfica realizada dentro das etapas de elaboração do SPRC em Horizonte, na região metropolitana de Fortaleza. “Eu espero que a equipe técnica responsável pela elaboração dessa ferramenta de relacionamento do cidadão consiga construir algo que seja realmente acessível a todos nós”, destacou Donaldo Lima.

Uma das prerrogativas do plano de trabalho do Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão é a realização de testes por cidadãos, tal como pelas equipes técnicas da Controladoria Geral do Estado durante as etapas de desenvolvimento. Dessa maneira, torna-se possível fazer correções ou melhorias antes mesmo do produto estar pronto.

O Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão do Ceará reunirá os Sistemas de Ouvidoria, Transparência e Acesso à Informação do Estado. De linguagem acessível, a intenção é que as ferramentas disponíveis facilitem o diálogo entre os cidadãos e o Governo. O Sistema está sendo desenvolvido pela Caiena – Tecnologia e Design, sob gestão da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE), por meio de uma operação de crédito firmada entre o Governo do Estado do Ceará e o Banco Mundial, no âmbito do Programa para Resultados (PforR). A previsão é que o projeto seja entregue em janeiro de 2018.

Detalhes:
Data: 27 de junho de 2017.
Horário: 9h30 – 12h.
Local: Instituto dos Cegos – Av. Bezerra de Menezes, 892 – São Geraldo, Fortaleza – CE.
Pré-inscrições: https://goo.gl/forms/r9KrZEVcvUxyDait1

Mais informações:
Giuliana Wolfgwolf@caiena.net
Fone: (19) 3778-5560
ceara.caiena.net

Receba um e-mail com atualizações!

Assine e receba, gratuitamente, nossas atualizações por e-mail.

Eu concordo em informar meu e-mail para MailChimp ( more information )

Nós jamais forneceremos seu e-mail a ninguém. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Compartilhe:

Sem nenhum comentário

Deixe o seu comentário!