#pracegover: Sala de cinema bastante iluminada, visto de baixo para cima, com diversos assentos e tapete verdes. No centro, um espaço vazio para receber duas cadeiras de rodas.

Pessoas com deficiência ganham mais espaço reservado em cinemas e teatros

05/07/2018 Notícias 0

O presidente Michel Temer assinou nesta segunda-feira (dia 11 de junho) um decreto que aumenta o número de lugares reservados para pessoas com deficiência em cinemas, teatros, auditórios e estádios, entre outros locais. O texto será publicada no Diário Oficial da União na terça-feira e entra imediatamente em vigor.

A medida altera outro decreto, de 2004, que regulamenta a reserva de espaços para pessoas com deficiência. O decreto anterior estipulava apenas a reserva de 2% dos assentos para “pessoas portadoras de deficiência visual e de pessoas com mobilidade reduzida”.

O novo texto faz uma diferenciação entre os locais com até mil lugares e os que têm mais que isso. No primeiro caso, deverão ser reservados 2% de espaços para cadeirantes e outros 2% de assentos para “pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida”.

Já no caso de locais com mais de mil lugares, são vinte espaços para cadeirantes, mais 1% do excedente dos mil lugares, e o mesmo número de assentos para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Se esse percentual mínimo for um número fracionado, será utilizado o primeiro número inteiro superior.

Metade desses assentos especiais deverão, ainda, ter características adequadas para pessoas obesas. Os locais terão 12 meses para se adequar a essa exigência. Caso não haja procura pelos lugares reservados, eles poderão ser comercializados com o público geral.

* Texto de Daniel Gullino, do Jornal O Globo

Receba um e-mail com atualizações!

Assine e receba, gratuitamente, nossas atualizações por e-mail.

Eu concordo em informar meu e-mail para MailChimp ( more information )

Nós jamais forneceremos seu e-mail a ninguém. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Compartilhe:

Sem nenhum comentário

Deixe o seu comentário!