Mulher em uma cadeira de rodas parada em uma calçada cheia de buracos e imperfeições. Do lado direito, a rua com vários carros passando.

Repórter cadeirante sofre com falta de acessibilidade

28/08/2019 Deficiência Motora, Notícias 0

Na edição desta terça-feira (16) do Bom Dia São Paulo, informativo da TV Globo exibido na capital paulista, a repórter Flávia Cintra, que é cadeirante, teve dificuldade em terminar uma matéria que realizava para o quadro Anda SP.

A jornalista estava na Zona Cerealista, no centro da cidade, região conhecida pela venda de produtos a granel, o que faz com que o preço fique mais em conta. Em certo momento, ao fazer sinal para um ônibus, a profissional quase ficou no vácuo.

Depois, ao questionar o motorista se poderia entrar, ouviu que o transporte estava muito cheio e aconselhou para que ela esperasse o próximo. Glória Vanique, que estava no estúdio do matinal, ficou indignada com a cena.

“Você está nesse ponto desde o começo do jornal, desde as 6h, deu prioridade para outra cadeirante [embarcar], mas em mais de uma hora você não conseguiu embarcar. Isso é um absurdo!”, reagiu a âncora.

“É, está difícil. Alguns ônibus não têm acessibilidade ou não param. Nesse último que mostramos ao vivo, o motorista educadamente sugeriu para aguardar por outro”, respondeu Flávia.

Quando finalmente um ônibus sem tantos passageiros chegou, a jornalista precisou da ajuda de três pessoas para conseguir subir. Algumas pessoas que estavam dentro do transporte demonstraram irritação por causa da demora.

Quando desembarcou numa avenida movimentada, Cintra teve dificuldade em se locomover já que a calçada estava esburacada e era estreita. “Estou muito chateada porque o jornal está acabando e eu não vou conseguir cumprir a minha promessa de mostrar a Zona Cerealista. Vocês me desculpam?”, questionou.

“Você está mais que desculpada, Flávia! O que a gente não desculpa é a condição dessa cidade, que é super inacessível para as pessoas cadeirantes”, rebateu Vanique, enquanto Flavia seguia constrangida com a situação.

* Matéria de Guilherme Rodrigues, do site Observatório da Televisão

Receba um e-mail com atualizações!

Assine e receba, gratuitamente, nossas atualizações por e-mail.

Eu concordo em informar meu e-mail para MailChimp ( more information )

Nós jamais forneceremos seu e-mail a ninguém. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Compartilhe:

Sem nenhum comentário

Deixe o seu comentário!