Mulher produz e doa livros em braille a crianças cegas

08/03/2021 Deficiência Visual, Notícias 0

Debra Bonde é uma mulher tímida que só queria encontrar um trabalho voluntário. Embora não planejasse criar uma organização sem fins lucrativos, em 1984, deu o primeiro passo nesta direção. Desde então, já produziu e doou milhares de livros infantis em braille para crianças deficientes visuais do mundo todo.

Tudo começou quando Debra resolveu se inscrever em um curso de transcrição em braille para traduzir livros para o idioma de pessoas que “leem com as mãos”, no sótão de sua casa, em Detroit (EUA). Iniciou por livros infantis populares, imprimindo-os em uma impressora em braille que seu pai havia feito e vendendo-os pelo preço do papel.

A notícia se espalhou entre pais e professores de crianças deficientes visuais e a demanda aumentou. Eventualmente, com a ajuda de amigos e familiares, Debra fundou uma ONG que começou a receber doações para subsidiar a produção dos exemplares.

O nome escolhido para a instituição, Seedlings Braille Books, tem a ver com a sua crença de que semeamos o amor de uma criança pela leitura lhe dando um livro. Em seu primeiro ano, a Seedlings imprimiu 221 exemplares.

Com um início tímido, 37 anos atrás, a Seedlings já produziu e distribuiu mais de 600 mil livros. Metade deles são doados. A outra é vendida pela metade do custo de produção de cada um, cerca de US$ 10 cada (R$ 56, aproximadamente).

A Seedlings Braille Books também vende amuletos, camisetas e presentes em braille por meio de seu site. Veja o vídeo (se ajudar, ative a tradução, em inglês):

* Matéria de Daniel Froes, do site Razões Para Acreditar

Receba um e-mail com atualizações!

Assine e receba, gratuitamente, nossas atualizações por e-mail.

Eu concordo em informar meu e-mail para MailChimp ( more information )

Nós jamais forneceremos seu e-mail a ninguém. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Compartilhe:

Sem nenhum comentário

Deixe o seu comentário!