Passageiro com deficiência é esquecido em aeronave na Inglaterra

01/06/2022 Capacitismo, Deficiência Física, Notícias 0

Um passageiro de 33 anos com deficiência física severa alega ter sido abandonado por mais de duas horas em uma aeronave no aeroporto de Manchester, no Reino Unido. O homem só foi resgatado após seu cuidador conseguir telefonar para a polícia, que os ajudou a passar pelo controle de fronteira.

Daryl Tavernor e seu cuidador chegaram de viagem em um voo da Ryanair proveniente de Roma na quinta-feira, 26 de maio. Após todos os passageiros e tripulantes desembarcarem, os dois permaneceram no avião por duas horas aguardando o apoio da companhia. Depois de finalmente serem retirados da aeronave às 4h40, enfrentaram mais uma hora de espera para passar pela imigração, que já estava encerrada naquele horário.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, Tavernor, que tem Atrofia Muscular Espinhal (leia mais sobre a AME aqui), disse ter se sentido refém e pediu uma revisão dos serviços do aeroporto para usuários de cadeiras de rodas. Ele também disse ter ficado “fisicamente machucado e emocionalmente esgotado”.

Tavernor também lembrou que os longos atrasos experimentados por milhares de passageiros nos aeroportos do Reino Unido devido à falta de funcionários são uma ocorrência ainda mais grave para usuários de cadeiras de rodas.

Respostas
O aeroporto de Manchester disse ao jornal que “lamenta saber que Tavernor teve uma experiência decepcionante”, mas não ofereceu desculpas ou resposta a uma reclamação detalhada. O terminal britânico terceiriza seu serviço de assistência especial para uma empresa chamada ABM que também expressou arrependimento, mas nenhum pedido de desculpas. A Ryanair não se manifestou ao jornal.

A rápida recuperação da demanda aérea na Europa é acusada como responsável pelo mau atendimento ao passageiro.

Um porta-voz do aeroporto de Manchester disse ao The Guardian: “Nós e outros em nosso setor, incluindo companhias aéreas, manipuladores de bagagem e prestadores de assistência, estamos enfrentando escassez de funcionários no momento devido ao rápido ritmo em que as viagens se recuperaram da pandemia. Estamos trabalhando incansavelmente para resolver isso o mais rápido possível.”

Um porta-voz da ABM disse que estava examinando a experiência de Tavenor e acrescentou: “Atualmente, estamos enfrentando volumes maiores de passageiros que exigem assistência especial do que nosso pico pré-pandemia mais movimentado, enquanto todo o setor continua enfrentando desafios de recursos”.

* Texto de Fábio Farias, do site Aeroin

Receba um e-mail com atualizações!

Assine e receba, gratuitamente, nossas atualizações por e-mail.

Eu concordo em informar meu e-mail para MailChimp ( more information )

Nós jamais forneceremos seu e-mail a ninguém. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Compartilhe:

Sem nenhum comentário

Deixe o seu comentário!