SUS vai oferecer cadeiras motorizadas a pessoas com deficiência

16/05/2013 Notícias 5
0 Flares 0 Flares ×
Cadeira de rodas motorizada oferece mais liberdade ao usuário

Cadeira de rodas motorizada oferece mais liberdade ao usuário

Cadeiras de rodas motorizadas, que podem levar mais conforto e mobilidade para pessoas com deficiência física severa, passam agora a ser oferecidas para usuários do SUS (Sistema Único de Saúde).

A medida está dentro de um investimento de R$ 205,2 milhões lançado pelo Ministério da Saúde que envolve também a inauguração de 29 centros de reabilitação, oficinas de produção de órteses e próteses e distribuição de equipamentos para quem tenha algum comprometimento físico ou sensorial.

O recurso sai de parte do programa federal “Viver sem Limites”, que planeja investir R$ 7,6 bilhões até 2014, em inclusão e acessibilidade com ações em áreas diversas como saúde, moradia, educação e assistência social.

Atualmente, as cadeiras de rodas oferecidas pela SUS não atendem adequadamente à demanda de quem precisa se locomover com elas. São pesadas, pouco resistentes, não são feitas sob medida e não permitem autonomia.

A promessa é que seis modelos novos vão estar disponíveis para os cadeirantes dentro de seis meses. Entre elas, a cadeira motorizada – que pode ser movida por controle remoto, pelo queixo ou boca – e as cadeiras monobloco, mais leves e práticas.

“Será um ganho enorme. Nenhuma pessoa com deficiência consegue usar aquelas cadeiras de hospital do SUS. Esses produtos costumam ser muito caros e muita gente que precisa fica sem acesso”, afirma o estudante Leandro Ribeiro da Silva, que usa cadeira motorizada.

De acordo com Leandro, a medida “pode representar grandes conquistas na vida de uma pessoa com deficiência. Mas, agora, é preciso saber se vai haver muita burocracia para conseguir as cadeiras e se vão mesmo entregá-las a quem precisa”.

Exemplo de cadeira monobloco, mais leve e fácil de desmontar

Exemplo de cadeira monobloco, mais leve e fácil de desmontar

As regras de distribuição do material ainda não foram divulgadas. Segundo o Ministério da Saúde, também dentro de seis meses, crianças e adolescentes de 5 a 17 anos, com alguns tipos de deficiências auditivas, matriculadas em escolas públicas, passam a ter direito de receber do SUS um equipamento que auxilia a ouvir a voz dos professores durante as aulas.

PEZINHO

O investimento foi anunciado hoje em Taguatinga (DF) pelo ministro Alexandre Padilha (Saúde), que cobrou mais atitude social pela inclusão.

“O Sistema Único de Saúde está se organizando para que as pessoas com deficiência não tenham limitações. Quem impõe limites a esses brasileiros é a sociedade que não se organiza.”

Segundo o ministro, também vai haver liberação de recursos para qualificação de atendimento de pessoas com deficiência em centros odontológicos públicos e transporte acessível exclusivo para condução de pacientes para centros de reabilitação.

Os recém-nascidos também foram incluídos nas medidas anunciadas hoje com maior alcance na rede pública para o chamado “teste do pezinho”, que identifica doenças como o hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, doença falciforme e fibrose cística.

Receba um e-mail com atualizações!

Assine e receba, gratuitamente, nossas atualizações por e-mail.

Eu concordo em informar meu e-mail para MailChimp ( more information )

Nós jamais forneceremos seu e-mail a ninguém. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Compartilhe:

5 Comentários

  1. Nelson Gomes Sobrinho 09/07/2013 Responder

    COMO EU FAÇO PARA CONSEGUIR A CADEIRA MOTORIZADA,
    OBRIGADO.

  2. Simone 16/07/2013 Responder

    O que dizer das calcadas dos prédios, parques, praças e jardins públicos! E os transportes? Nao e dever constitucional do Estado! Desça do carro, Ministro! Seria um bom exercício, e a sociedade agradeceria!
    Atc
    Simone Crisanto Souto Maior
    Contribuinte.

  3. lucas guerra 17/07/2013 Responder

    Ola meu nome é lucas e tenho 21 anos e sou de campinas e fiquei.sabendo sbre a cadeira motorizada que sus vai dar pra os pessoas que precisam.
    A cadeira é pro meu pai ele chama luis antonio guerra 49 anos e 90 kilos ele é paralitico e nao anda porque ele levou 4 tiros e nao anda mais e ele precisa muito da cadeira ele nao compra porque.nao tem condiçao e ele mora em minas ele é aposentado e ele precisava muito de uma cadeira motorizada se puder me ajida ao meu pai realizar o sonho dele
    entre contato cmg (19)9410-3015 ass lucas guerra

  4. Leonice A. Rodrigues 25/09/2013 Responder

    Como faço para conseguir uma cadeira motorizada? Minha mãe tem Mal de Parkinson, doença que paralisa os movimentos, sua única renda é proveniente de aposentadoria que mal dá para comprar os medicamentos caríssimos que usa. O estado da doença é avançado, a ponto de ela mal se mobilizar com a ajuda de outras pessoas, que tem de levá-la até onde é necessário. Isso sem falar do peso, já que ela não é magra. a cadeira seria confortável para ela ajudando na locomoção e facilitaria a vida como um todo, inclusive das pessoas que tem cuidado dela. Gostaria muito de conseguir melhorar aum pouquinho a vida dela e essa cadeira seria muito boa.

  5. Ildemar rocha de andrade 26/12/2015 Responder

    quero ver os preços de uma cadeira de roda, motorisada, e como vcs podem vender,

Deixe o seu comentário!