Cadeirante viaja o mundo para conhecer estádios

08/05/2022 Deficiência Física, Notícias 0

O advogado Cláudio Bazoli e a jornalista Karla Coimbra no estádio do Ajaccio, da França.

O turismo, tendo como plano de fundo o futebol e a visitação aos estádios, vem crescendo e ganhando adeptos por todos os lugares do mundo. No Brasil, o casal carioca Karla Coimbra e Claudio Bazoli é um desses casos. A dupla está na Serra Gaúcha para um tour pelas casas do Caxias, Juventude, Brasil de Farroupilha e Esportivo durante o final de semana.

O advogado, de 45 anos, e a jornalista, de 36, estão juntos desde 2007 e criaram o projeto no Instagram denominado Caçadores de Estádios de Futebol. Como o próprio nome sugere, a ideia é conhecer a casa dos clubes, o que acontece desde 2013.

Desde então, já foram 20 países e mais de 100 estádios visitados. Para Bazoli, que é torcedor fanático do Vasco, fora o Estádio de São Januário, o mais significativo foi conhecer o Estádio Nacional do Chile. — Foi lá onde o Vasco conquistou o primeiro título Sul-Americano, em 1948. E lá o Brasil conquistou o bicampeonato mundial. Então, foi um estádio que marcou bastante — conta Bazoli.

Na manhã de sexta-feira (8), eles conheceram o Passo D’Areia, do São José, e o Cristo Rei, do Aimoré. Já no início da tarde, desembarcaram em Caxias do Sul e foram diretamente para o Estádio Centenário, a casa do Caxias. Eles foram recepcionados pelo presidente do clube, Paulo Cesar dos Santos, e o vereador Felipe Gremelmaier (MDB), responsável pelo convite para a visita na Serra.

Na casa grená, eles tiraram fotos e receberam duas camisas oficiais do clube. Além disso, tiveram um encontro com o zagueiro Tiago Sales, que conhecem das praias de Copacabana, no Rio de Janeiro, e das partidas promovidas nos finais de ano.

A agenda do casal segue lotada de compromissos pela Serra. No sábado (9), eles visitam o Estádios das Castanheiras, em Farroupilha e o Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. À noite, assistem ao duelo entre Juventude x América-MG, no Alfredo Jaconi. E, no domingo (10), retornam ao Centenário para acompanhar Caxias x ABC, pela Série D do Brasileirão.

Acessibilidade aos cadeirantes é fator observado nas visitas
Os 20 países percorridos e 105 estádios visitados não tem apenas o turismo como objetivo. Bazoli é cadeirante e procura observar como está a acessibilidade para esses torcedores acompanharem os jogos de seus clubes.

Claudio Bazoli e a esposa Karla Coimbra viajam pelo mundo para conhecer os estádios de futebol.

Bazoli é cadeirante desde 2000. Em um festa da faculdade de Direito, durante uma briga, ele acabou sendo alvejado por um tiro. O fato não impediu que frequentasse as partidas em São Januário e no Maracanã. Ao formar a parceria com Karla, resolveram começar as visitas e divulgar isso no instagram.

Na visita ao Centenário, o casal afirmou estar contente com o que observou em termos de acesso aos cadeirantes, algo muito parecido com as novas arenas. — As novas arenas são totalmente acessíveis para os cadeirantes, feitas com vagas reservadas. Mas a gente vê estádios antigos bem adaptados, como o Centenário. Aqui tem espaço para um carro estacionar, rampa para ingressar no estádio e assistir ao jogo com tranquilidade. Isso é muito importante — observa.

Após o tour pelos estádios da Serra, o casal passará por Cachoeirinha, para conhecer a Arena do Cruzeiro, e fecha a visitação no Rio Grande do Sul no antigo estádio da Ulbra, em Canoas.

* Matéria de Guilherme Kalsing, do site GZH

Receba um e-mail com atualizações!

Assine e receba, gratuitamente, nossas atualizações por e-mail.

Eu concordo em informar meu e-mail para MailChimp ( more information )

Nós jamais forneceremos seu e-mail a ninguém. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Compartilhe:

Sem nenhum comentário

Deixe o seu comentário!